Mestranda da UNIARP desenvolve pesquisa com formação de alfabetizadores
16.12.2022
Por meio da priorização desse tipo de pesquisa, o mestrado contribui para o atendimento de demandas das escolas e estimula inovações na prática pedagógica.
Outro diferencial é a interação entre egressos e estudantes do curso com docentes da Educação Básica. Isso ocorre em eventos, publicações e outras iniciativas desenvolvidas pelo próprio PPGEB/UNIARP e pela sua Rede de Egressos (REMPE/UNIARP).
Um exemplo ocorreu dia no dia 9 de dezembro, no encerramento da disciplina “Formação docente, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica”, quando a mestranda Joely Leite Schaefer, que ingressou no mestrado no ano de 2021, apresentou a intervenção realizada no decorrer de sua pesquisa para estudantes da turma atual do PPGEB/UNIARP.
A proposta formativa tem como base o Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, uma iniciativa já pesquisada por outras mestrandas do PPGEB/UNIARP, mas que foi adaptada por Joely para atender demandas de docentes alfabetizadores da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, atuantes em escolas do município de Porto União. A proposta também se compromete com a aproximação da prática pedagógica aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Por se comprometer com uma proposta formativa que busca superar iniciativas que priorizam a realização de palestras isoladas e desvinculadas de demandas locais e globais, a mestranda aplicou um questionário antes de iniciar os encontros. Dessa forma, conheceu as necessidades dos docentes e pode organizar a proposta com ações voltadas ao seu atendimento.
No decorrer das etapas de formação, os docentes participantes elaboraram colaborativamente Projeto Criativos Ecoformadores, utilizando-se, dessa forma, de uma metodologia que promove mudanças tanto na prática pedagógica como no próprio espaço escolar.
Os projetos foram apresentados pelos docentes participantes no II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SAÚDE – CIEDUS, XI FÓRUM INTERNACIONAL DE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE – INCREA e II SEMINARIO DA REDE DE EGRESSOS DO MESTRADO PROFISISONAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA – REMPE/UNIARP, realizados pelo PPGEB/UNIARP nos dias 1 a 3 de dezembro do corrente ano, por meio de uma parceria entre a UNIARP e a Universidade de Barcelona (UB), Espanha. Além disso, os resumos expandidos contendo relatos das experiências serão publicados nos anais dos eventos.
Ao estimular a socialização das experiências, a mestranda procurou valorizar o compromisso dos docentes participantes com a transformação da prática pedagógica. Também oportunizou que conhecessem experiências inovadoras, desenvolvidas em outras realidades.
Depois de acompanhar a socialização dos projetos nos eventos, a mestranda iniciou o processo de avaliação da proposta formativa. Entre os resultados, a pesquisa prevê a elaboração de produto educacional que contenha a proposta formativa e os Projetos Criativos Ecoformadores planejados e avaliados durante o processo formativo.
Vinculada ao PPGEB/UNIARP, a pesquisa da mestranda Joely é orientada pela professora Marlene Zwierewicz e conta com apoio do Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina – UNIEDU/FUMDES (Chamada Pública nº 471/SED/2021). Também conta com o apoio da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).