Curso de Medicina da UNIARP participa do 16º ENDOSUL
25.05.2023
Na ocasião, o grupo do curso de Medicina da UNIARP realizou a apresentação de trabalhos, oriundos das atividades acadêmicas de pesquisa e extensão, sendo eles: “Diabetes melittus tipo 2 e os fatores de risco para doença renal crônica: uma revisão sistemática de literatura”; “Relação pediátrica entre a doença celíaca e Diabetes tipo 1: uma revisão sistemática da literatura”; e “Hiperplasia Adrenal Congênita Não Clássica – Relato de Caso”.
O acadêmico Vinícius de Lima Oliveira comenta que o congresso foi uma experiência muito importante para sua formação, pessoal e profissional: “Se eu tivesse que resumir o 16º ENDOSUL em uma palavra, seria “experiência”. Foi a minha segunda vez no evento e, desta vez, tive a felicidade de ter dois trabalhos aprovados para apresentação. Minha participação no 16º Congresso Médico de Endocrinologia e Metabologia da Região Sul foi simplesmente incrível! Lá, tive acesso a informações sobre futuros medicamentos revolucionários, presenciei relatos de casos clínicos desafiadores e descobri as mais recentes mudanças no campo. Além das oportunidades médicas, pude compartilhar experiências valiosas com amigos e fiz novas amizades, que enriqueceram minha jornada. Participar desse congresso foi uma experiência transformadora, tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal. Foi um momento marcante que ficará para sempre em minha memória”, comentou.
De acordo com o professor e orientador da Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia do curso de Medicina da UNIARP, professor Ms. Fabio Pitanga, a participação da universidade no evento, reforça sua importância e relevância institucional na área da pesquisa: “O 16º ENDOSUL foi de extrema importância para reafirmar a Uniarp como um forte centro de pesquisa na área de endocrinologia. Além de termos três pesquisas que foram selecionadas, apresentadas e que serão publicadas nos anais do congresso, levamos uma delegação de 17 alunos, uma das maiores de Santa Catarina. As palestras e debates ocorridos no congresso foram de alta qualidade técnica e científica, enriquecendo muito o aprendizado destes alunos. Voltamos felizes e mais motivados para continuarmos trabalhando em prol da pesquisa e aprendizado e, quem sabe, aumentarmos ainda mais a nossa participação no ano que vem”, diz.
A acadêmica Maria Luiza Beck, presidente da LAEM relata que o ENDOSUL foi uma experiência que superou as expectativas, com uma diversidade de temas que agregaram muito conhecimento. “Os Projetos, manejo de pacientes, casos clínicos, medicamentos novos que estão entrando no mercado, palestras, a interação com médicos e acadêmicos e a troca de experiências foi muito legal. Um congresso com uma organização excelente proporcionando além do que já foi citado muito conforto para todos os participantes. Acredito que todos os estudantes de medicina deveriam ir em eventos assim, ter essa oportunidade de vivenciar tudo isso e ainda sair mais motivado e apaixonado pela área”, comenta.