Aproxima +SC: Evento em Caçador discute e apresenta demandas
18.08.2023
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesc),o projeto visa integrar governos, instituições educacionais e setores produtivos e conta com o apoio de parceiros.
O evento reuniu representantes de diferentes setores, como empresários, professores, pesquisadores, colaboradores de indústrias e representantes de entidades, que apresentaram e discutiram algumas demandas do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. Mas novas situações podem e devem ser apresentadas. O evento abriu um canal de comunicação entre a região e a Fapesc e com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett apresentou as ações para incentivo à inovação. “A aproximação com todos os setores do ecossistema, através deste projeto, é fundamental para que ocorram trocas produtivas entre os setores e governo. Assim, vamos colocar em prática ações visando a nova economia, a valorização de talentos e o desenvolvimento do Estado”, destaca Marcelo Fett.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto destacou que a movimentação quer entender as necessidades das cidades. “O Aproxima+SC é uma oportunidade de conectar a fundação aos catarinenses, divulgando os projetos e editais em andamento, os planos para o segundo semestre e, principalmente, conhecer as demandas regionais de pesquisadores, empresários e empreendedores para definir projetos futuros”, explicou.
Em Caçador, o evento Aproxima +SC integrou as ações do Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM), para contribuir com o desenvolvimento do setor de base florestal, setor de grande relevância econômica e social para Caçador e região.
Dr. Gilberto Seleme, 1º Vice-Presidente da FIESC destacou a importância do evento, que abre possibilidades para conhecer e entender as demandas dos setores produtivos locais. “Isso favorece ações assertivas, com ações que vão fazer a diferença na vida das pessoas”, comenta.
Após o evento, o secretário Marcelo Fett visitou a UNIARP e conheceu toda a estrutura que dá suporte aos diversos cursos de graduação. O presidente da FAPESC, Fábio Wagner Pinto, teve uma reunião com docentes pesquisadores da UNIARP.