Jogos Inter Atléticas do Sul Catarinense agitam a Unesc
10.10.2022
Após dois anos, os Jogos Inter Atléticas do Sul Catarinense (JISC) voltaram à Unesc. Impossibilitados devido à pandemia do Covid-19, o maior evento de integração entre universitários da região retornou com força máxima, muita disposição e alegria nesta quinta edição. As competições coletivas e individuais ocorreram no sábado(08/10) e domingo (09/10), nas dependências da Unesc, e serão concluídas nos próximo final de semana, nos dias 15 e 16 de outubro, nas dependências da Unesc e Satc. O desenrolar dos Jogos Inter Atléticas do Sul Catarinense (JISC), podem ser acompanhados através do Instagram: @jogosjisc.
Os JISC envolvem 20 Atléticas e mais de 800 universitários que disputaram sete modalidades coletivas: Basquete, futebol suiço, futsal, futevôlei, handebol, vôlei e queimada. Nas individuais as disputas serão no atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. A integração também acontece nos naipes de mesa, aqui, tratadas como jogos de “Boteco”: truco, pacal, sinuca e Fifa.
A abertura oficial do JISC ocorreu na noite desta sexta-feira (07/10), no Ginásio José Antônio Carrilho, com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta, dando boas vindas a todos os atletas que participaram das competições. Os Jogos reuniram Unesc, UFSC, UIFSC, SATC, Unibave, Unisul e Esucri. A noite foi de muita euforia e empolgação com as Atléticas organizadas, decoraram seus espaços nas arquibancadas. Na abertura teve a apresentação artística do grupo de dança de rua “Base Oito” e da bateria atlética da Universidade Federal de Santa Catarina, campus Araranguá, a “Bateraca”. O juramento dos competidores foi conduzido pela acadêmica de Educação Física da Unesc e atleta do Criciúma Esporte Clube, “Meninas Carvoeiras!, Sara Aline Rodrigues.
Segundo a reitora Luciane Ceretta, as mais gratificantes memórias acadêmicas se dão em comunidade, a partir dos eventos realizados, dos trabalhos feitos até depois do horário, das horas de estudo em grupo e é claro, através do esporte e eventos coletivos. “Recebemos os Jogos Inter Atléticas do Sul catarinense, um daqueles momentos que renderão boas lembranças aos participantes e que a Unesc, a nossa Universidade, orgulhosamente sedia este ano. Aos nossos queridos e queridas estudantes, desejo o melhor convívio, os melhores aprendizados e a construção de vínculos que seguirão por toda a vida. Parabéns a Comissão Organizadora e a UFSC, IFSC, SATC, Unisul, Unibave e Unesc, por estarem conosco”, destacou.
A proposta foi criada dentro da Unesc há cinco anos com a finalidade de ser uma competição esportiva com o objetivo de integrar, através do esporte, os acadêmicos de diversos cursos, de todas as universidades da Região Sul. Busca além da prática esportiva, desenvolver um importante papel na formação global de cada discente inserido neste processo.
A competição esportiva como instrumento educacional, visa o desenvolvimento humano e capacita o educando a desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social. Ao mesmo tempo, o esporte constitui-se num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta importantíssima no auxílio dos conteúdos acadêmicos.
O representante da Satc, parceira neste evento, e coordenador do curso de Computação e Engenharia de Software, Anderson Rodrigo Farias, destacou a importância dessa integração. “É muito bom podermos retornar com este evento. A socialização das Universidades, através do convívio esportivo, é salutar para a jornada dos nossos acadêmicos”, destacou.
“Abertura dos Jogos foi muito emocionante, com muitas pessoas, muitas torcidas e as Atléticas presentes, representam a força dos acadêmicos de todas as universidades da nossa Região. O evento fomenta a integração através do esporte, e ontem foi o momento para aquela galera fazer barulho, mostrar a força que a Unesc tem no movimento de atléticas”, comentou o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Vittor Teixeira.
A presidente da Comissão Organizadora dos JISC e estudante do curso de Psicologia da Unesc estava eufórica com a volta desta integração. “É muito bonito ver os jovens todos se unindo em prol do esporte. É uma parte muito importante para todos nós essa integração e disputa sadia entre as Atléticas, ainda mais depois de dois anos sem vivenciar essa energia. Aqui estão as Atléticas que sobreviveram pós pandemia, e estão aqui, lutando pelo espírito esportivo universitário”, enalteceu.
Para o acadêmico de Engenharia da Computação da Satc e diretor social da Atlhetica “Covil do Mineiro”, Vicente Varela de Oliveira, a emoção era enorme. “É enorme a minha satisfação de poder estar aqui depois de dois anos sem o evento. Vamos jogar é muito muito mais que competir é essa integração entre as universidades e os atletas. É um sentimento sensacional e só quem está vivendo este momento sabe falar o que é. Este encontro é muito importante para o nosso esporte e para nossa sociedade universitária. Tudo isto aqui diverte o pessoal cada vez mais e integra todos”, ressaltou.
“Podermos participar de todas essas emoções novamente, depois de dois anos, é uma alegria gigante. Entramos para ganhar e esse ano a gente vai ficar em primeiro”, prometeu o presidente da Atlética Acadêmica de Ciências Contábeis `Caixa Forte’, Gabriel Zappelini.