ExpoMais: Cocriadores participam de abertura oficial do evento
10.11.2022
A Unesc, Cocriadora da Expomais, participou também da abertura oficial do evento que encerra nesta quinta-feira (10/11). Nesta 6ª edição, a Universidade realiza a Mostra de Inovação e Tecnologia, com exposição de diversos cases de sucesso, entre eles, o hub de inovação da Instituição, Unesc Connect; o Unesc Labs, com laboratórios formativos em parceria com o setor produtivo; e o pioneiro Laboratório de Realidade Mista, único no Brasil, voltado ao aprendizado por meio de tecnologia de ponta na área da saúde. O evento ocorre na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), e está recheado de diversas atividades.
Para a pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni, participar de um evento como este traz grandes significados”. Como única Universidade Comunitária da região, faz muito sentido estarmos aqui participando deste evento que contribui com o desenvolvimento Socioeconômico do Sul do estado. Além disso, estamos presentes na Mostra de Inovação. No nosso estande, vocês podem conferir o projeto Unesc Labs, que faz aproximação com o setor produtivo; o Unesc Connect, que é o nosso hub de inovação, além do nosso Centro de Realidade Mista, que contribui com o aprendizado dos acadêmicos da área da saúde”, convidou Graziela.
Palestras
O segundo dia de ExpoMais foi intenso, com a realização de palestras, diálogo, apresentação de cases e aplicação de labs, além da Mostra de Inovação e Tecnologia, com visitação gratuita. Nesta quinta-feira (10/11), a programação segue na Acic, com mais atividades voltadas às áreas de Marketing, Administração, Inovação e Sinergia. A sexta edição conta com a apresentação de Sicredi e Diamante.
O evento reinicia às 15h30, com a palestra “Mindset da Disrupção”, proferida pelo futurista Carlos Piazza. “Falar de transformação digital é falar de gente. Entender como as tecnologias afetam a vida humana e de que maneira as pessoas se pronunciam quanto a isso”, expõe.
“As pessoas otimizaram tudo, até a própria felicidade. Quando precisamos de imaginação para desenhar os novos futuros, ninguém consegue”, acrescenta Piazza, um dos 400 futuristas certificados pelo Millenium Project no mundo.
Logo após a palestra, ocorrerão as atividades paralelas: Diálogo sobre Inovação e Tecnologia, com Aldinei Potelecki, Daniel Lacerda, Débora Oliveira e Valmir Cabral; lab “Como impulsionar seu negócio com o Marketing Digital!”, com Danielle Zabotti e Marcella Meister; além da apresentação dos cases das empresas Lohn Bier e Signora.
Administração
O eixo da Administração será contemplado nas duas palestras da noite. A partir das 18h30, Fernando de Rizzo abordará “Os desafios da sociedade & estratégia e execução da Tupy”. O executivo está entre os dez melhores CEOs do país, segundo avaliação da Forbes Brasil. A lista foi divulgada pela revista no início de outubro.
Para formar a relação anual, a publicação leva em conta indicadores financeiros, como faturamento, lucro e valorização, e comprometimento com a agenda ESG de cada empresa.
Logo a seguir, Luís Artur Nogueira encerrará a sexta edição com a palestra interativa “Cenário econômico e oportunidades no pós-eleição”. O economista e jornalista estimula o público a deixar o celular ligado e, por meio dele, interagir respondendo à enquete que vai definir os rumos da explanação.
Segundo dia
As palestras do segundo dia foram abertas com a participação virtual de Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe, que ressaltou a importância de discutir a sustentabilidade.
“Vivemos problemas reais, que geram custos às empresas, à economia como um todo e à vida das pessoas. Pensar em ESG começa pelas operações das empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, e se reflete em práticas internas e externas”, afirmou.
No mesmo tema, a professora Jacqueline Rezende trouxe cases que mostram a aplicabilidade do ESG nas organizações. “Somos protagonistas da história do momento em que vivemos. É muito fácil terceirizar as responsabilidades, mas o olhar da sustentabilidade é para si mesmo. Entender que ESG na prática são pequenas ações, que impactam diretamente nos seus negócios”, salientou.
Fechando as palestras da noite, o psicanalista Jorge Forbes abordou as mudanças de valores e comportamentos geradas pela transição entre Terra Um e Terra Dois. “Em menos de 30 anos, saímos de um mundo vertical, onde se seguia um determinado padrão, para um mundo horizontal, múltiplo. E as pessoas se sentem perdidas, sem uma bússola que as oriente”, comparou.
Programação
15h Abertura e credenciamento
15h Mostra de Inovação e Tecnologia
15h30 Palestra “Mindset da Disrupção”, com Carlos Piazza
17h Atividades paralelas
Diálogo Inovação e Tecnologia, com Aldinei Potelecki, Daniel Lacerda, Débora Oliveira e Valmir Cabral
Lab Marketing Digital, com Danielle Zabotti e Marcella Meister
Apresentação de cases Lohn Bier e Signora
18h Networking e visitação à Mostra
18h30 Palestra “Os desafios da sociedade & estratégia e execução da Tupy”, com Fernando de Rizzo
19h30 Palestra “Cenário econômico e oportunidades no pós-eleição”, com Luís Artur Nogueira
21h Encerramento.