Assessoria Pedagógica apresenta Comunidades de Aprendizagem para o corpo docente da Unesc
14.09.2022
A Assessoria Pedagógica Universitária apresentou para o corpo docente da Unesc, na tarde dessa terça-feira (13/09), o novo projeto Comunidades de Aprendizagem. Um modo inovador de formação docente dentro da instituição, as Comunidades de Aprendizagem vêm para proporcionar uma maior troca de experiências entre os professores, onde cada docente compartilha e aprende com as vivências do outro.
Foram apresentadas aos docentes, por meio de dinâmicas em grupo, as três Comunidades disponíveis neste semestre: Docência no Ensino Superior, que foca na aprendizagem e abordagem do ensino acadêmico; Avaliação no Ensino Superior, que lida com diferentes formas de avaliação dos alunos; e Metodologias e Estratégias Efetivas de Aprendizagem, que busca promover métodos de ensino mais eficazes. Após assistirem a vídeos e lerem textos relacionados aos temas, os docentes participaram de rodas de conversa focadas em cada um dos assuntos.
"Também chamamos essas Comunidades de "grupos de aprendizagem", pois o propósito é aprender pela experiência”, explica Daniela Arns, coordenadora da Assessoria Pedagógica Universitária. “Essa novidade, inclusive, conversa com a Graduação Multi da Unesc, que tem como mote a aprendizagem pela experiência”, completou.
Ao final do evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta falou sobre a importância do projeto para a formação docente. “Imaginamos as Comunidades de Aprendizagem como um lugar de compartilhamento de proposições e, que desse coletivo de experiências, pudéssemos gerar novas oportunidades”, afirmou completando que o projeto contribui para fortalecer o vínculo entre o professor e a instituição. “A Universidade é o lugar onde nós construímos os nossos projetos profissionais, portanto, precisa estar sempre muito fortalecida com as pessoas que nela estão engajadas”, concluiu.
Todo o corpo docente da Unesc foi convidado a prestigiar o evento, que contou com cerca de 100 participantes e, ao final do encontro, os professores foram incentivados a aderir ao projeto. Uma oportunidade aproveitada por Leonardo Mezzari, professor do curso de Odontologia.
“Estes momentos de interação com os nossos colegas sempre agregam muito, principalmente pela troca de experiências”, afirmou o docente, que classifica o projeto como sendo muito importante para a formação dos professores. “Nos preocupamos muito com a parte profissional, mas a parte pedagógica do ensino também é de suma importância dentro de uma Universidade comunitária como a nossa”, completou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing