Alunos do Bairro da Juventude aprendem sobre culinária francesa em projeto de Extensão da Unesc
01.09.2023
O glamour da culinária francesa foi o tema de uma das aulas práticas ministradas no Bairro da Juventude por meio do projeto de Extensão “A Gastronomia na educação de jovens como fator de inclusão social”, vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext).
A escolha da temática, conforme o professor do curso de Gastronomia e coordenador do curso de Gestão de Turismo da Unesc, Lucas Fabricio de Souza Firmino, se deu pelo fato de as receitas da França servirem de base para muitas práticas na cozinha ocidental e despertar nos alunos o interesse pelas técnicas da gastronomia. “São diversos saberes, fazeres e sabores dentro dessa temática. Nesta ocasião, realizada no decorrer de agosto, os pratos da noite foram ‘Boeuf Bourguignon’ e ‘Pommes Duchesse’”, destacou.
“Mais atividades já estão previstas no calendário, tanto no Bairro da Juventude, como no Laboratório de Nutrição e Gastronomia da Unesc. Também estão previstas visitas técnicas em cooperativas, indústrias e estabelecimentos da região”, acrescentou Lucas.
Ao longo de todo o projeto, conforme o professor, há a participação de acadêmicos dos cursos de Gastronomia e Nutrição, nos modelos presencial e de Ensino a Distância (EAD) da Universidade, inseridos junto à comunidade. O professor ainda destacou a importância da participação das acadêmicas nesta ação. “Os bolsistas auxiliam para que a aula prática transcorra da melhor maneira possível. Como são diversas bancadas e várias técnicas gastronômicas, muitas dúvidas acabam surgindo dúvidas e eles reforçam a ação dos professores.
O Projeto de Extensão faz parte da política proposta pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex). Os professores e alunos da Unesc envolvidos estão atualizando a matriz do curso de Cozinha Industrial do Bairro da Juventude, visando a capacitação dos jovens com aulas temáticas e visitas técnicas, na perspectiva de desenvolver a gastronomia e o turismo na região.
“A modernização do processo formativo visa atender os futuros profissionais de Gastronomia e o setor gastronômico das cidades que fazem parte das Associações de Municípios da Região Mineira (Amrec) e Extremo Sul Catarinense (Amesc), que buscam cada vez mais o protagonismo no turismo gastronômico”, acrescenta Lucas.