2º Aquilombar movimenta parque de Criciúma
15.11.2022
O Parque Municipal Prefeito Altair Guidi esteve lotado neste feriado de 15 de novembro. Tudo porque ocorreu o 2º Aquilombar em Criciúma, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra comemorado no domingo (20/11). Organizado pelos Movimentos Sociais do município e Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma (Copirc), com apoio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Fundação Municipal de Esportes (FME), a ação este ano tem como tema: “tradição, ancestralidade e respeito”.
O evento, que também contou com a presença da Unesc, por meio da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) discutiu a temática do racismo e todas as formas de discriminação e intolerância e contou com muitas apresentações culturais e exposições.
“Se Aquilombar é ato de assumir uma posição de resistência contra hegemônica a partir de um corpo político, para nós , comunidade negra de Criciúma é de fundamental importância estarmos juntos em um parque central e de destaque na cidade para fazer apresentar nossa negritude por meio da nossa cultura e religião”, comentou a coordenadora da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade, Janaína Vitório.
Segundo ela, a participação da comunidade foi muito importante para o êxito do evento. “Trouxemos à tona nesse evento desse ano a discussão sobre racismo estrutural e religioso, tradição e orgulho das nossas ancestralidades, trouxemos para o parque além da nossa beleza e alegria informações sobre a profissão da nossa fé com imagens dos nossos santos e os aparatos utilizados nas celebrações”, enfatizou Janaína.
O evento contou com a apresentação de balé clássico com Davi das Chagas, apresentações da Escola Municipal Lili Coelho; Dança Shakira; Projeto Arte na Escola; Nego Frank; e músicas de Sintia Batukart e Caique Lima.
Como surgiu
O evento aquilombar nasceu no ano de 2021 do desejo do coletivo dos movimentos negros de Criciúma em alusão ao dia 20 de novembro, o dia Nacional da Consciência Negra, data estabelecida com a vigência da Lei Federal nº 10. 639 promulgada em 9 de janeiro de 2003 que implementa a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em toda a educação nacional promovendo o ensino equitativo em consonância as relações raciais do Brasil.
O dispositivo legal também se apresenta como uma ferramenta antirracista para homenagear e potencializar as raízes da população negra no Brasil, data também do dia de morte de Zumbi dos Palmares – líder abolicionista da resistência negra – ocorrida em 20 de novembro de 1695.
A cidade de Criciúma conta com a Lei Municipal nº 3189, de 08 de dezembro de 1995, que institui o Dia municipal da Consciência Negra.
Movimentos sociais envolvidos:
Neabi, Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, Coletivo Chega de Racismo, Coordenadoria de Promoção de Igualdade Social (Copirc), Entidade Negra Bastiana (ENEB), Anarquistas Contra o Racismo (ACR), Movimento de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência (MUNMVI), e o Programa Municipal de Educação para Diversidade Étnico-Racial (PMEDER).