UNC apoia projetos de preservação do meio ambiente
10.02.2023
A Universidade do Contestado (UNC), na gestão do reitor Luciano Bendlin, apoia diversos projetos ligados à preservação ambiental. Isso porque, a UNC está atenta à crescente preocupação com o futuro do meio ambiente e quais ações podem ser realizadas para reduzir os impactos na natureza, desenvolvendo desde pesquisas científicas, até projetos de gestão inteligente e inovação na área da sustentabilidade.
“Nossa missão, enquanto Instituição de Ensino, é desenvolver uma sociedade humanizada e sustentável. Por isso, nossos grupos de pesquisa e corpo docente estão sempre atentos com as principais demandas e discussões sobre o meio ambiente”, destaca o reitor.
As ações humanas têm impactos amplos na natureza, tanto em esfera individual, local e global. Mas, novas tecnologias e práticas mais sustentáveis podem causar um impacto positivo e fomentar um desenvolvimento social e econômico em prol do meio ambiente. Por esta razão o reitor destaca o papel fundamental que a Universidade tem como berço de discussão e fomento de novas tendências.
“A UNC tem forte vocação de pesquisa científica. Em nossa rotina, estamos constantemente incentivando os acadêmicos e docentes e trazendo os temas mais atuais para dentro da universidade. Por este motivo a UNC se mantém sempre na vanguarda com seus grupos de pesquisa”, enfatiza Bendlin.
E um dos projetos mais atuais sobre meio ambiente na UNC é um ciclo de oficinas sobre recursos hídricos, promovido pela equipe de pesquisadores da Universidade, que valoriza a responsabilidade social e ambiental nos seis municípios em que está inserida.
A mais recente oficina “Critérios de Outorgas de Uso da água” acontecerá no início de fevereiro. Os eventos fazem parte da elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Canoinhas e Afluentes Catarinenses do Rio Negro (PRH-CARN).
Além deste ciclo de palestras, outros eventos farão parte do calendário da UNC na parte de pesquisa. Você pode acompanhar os projetos da UNC através do site unc.br ou através das redes sociais.