Parceria entre FAPESC e UNC garante pesquisa sobre as bacias hidrográficas de Santa catarina
10.11.2022
As bacias hidrográficas são responsáveis pela manutenção dos biomas brasileiros e mundiais, além de dar base para o desenvolvimento das atividades econômicas. Dada a importância do tema a Reitoria da Universidade do Contestado apoiou a participação no Edital de Chamada Pública nº. 32, de 1º.08.22 que visa implementar o Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina. O desafio e a responsabilidade estão sob a direção do Professor Dr. Jairo Marchesan dos Programas Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e do Programa de Mestrado Profissional de Engenharia Ambiental e Sanitária, para, juntamente com Pesquisadores coordenar, elaborar e submeter o Projeto de Pesquisa. Depois de avaliado o Projeto foi aprovado para que com o apoio de R$1.996.760,00 da FAPESC e a contribuição da UNC, seja atingido os objetivos do Projeto, como implementar práticas de pesquisa, promover ações de capacitação aos membros dos Comitês e a sociedade regional, contribuir na implementação dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos visando a melhoria da qualidade, além de promover a integração e a troca de experiências entre os Comitês de Bacias Hidrográficas.
Para o Reitor Luciano Bendlin ?a área de atuação do Projeto que compõe o Grupo Uruguai/Oeste, é significativa pois compreende os Comitês de Bacias Hidrográficas dos Rios Canoas e Pelotas, do Peixe, Jacutinga, Chapecó e Irani, Antas e Peperi-Guaçú?.
O projeto a ser executado pela UNC cobrirá uma área territorial de aproximadamente 30.000 km², com mais de 1 milhão e 400mil habitantes distribuídos em aproximadamente 150 municípios do Estado da Serra Catarinense ao Extremo Oeste Catarinense.
Para a vice-reitora Solange Sprandel da Silva a ?aprovação do Projeto pela Universidade do Contestado, demonstra a competência, seriedade e qualidade técnica e científica por parte da Instituição e dos Pesquisadores vinculados ao Projeto?.
É compromisso da Instituição com o ensino, a extensão e principalmente com a pesquisa, produzindo e difundindo conhecimentos e práticas de cuidado com um dos maiores patrimônios ambientais: a água.