Udesc vence Prêmio de Inovação Catarinense na categoria ICT Inovadora
27.06.2022
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) venceu o Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer – Edição 2021, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), na categoria ICT Inovadora. O resultado final foi anunciado em evento nesta segunda-feira, 27, em Florianópolis.
O reitor da Udesc, Dilmar Baretta, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto, e a coordenadora de Projetos e Inovação, Carla Regina Roczanski, representaram a universidade na cerimônia de premiação, realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Ao todo, 37 finalistas disputaram 14 categorias.
"É com muita alegria que recebemos o Prêmio Inovação Catarinense na categoria ICT Inovadora. A universidade tem investido cada vez mais na cultura interna de inovação, por meio de ações como o Inova Udesc, que incentiva a capacitação da comunidade acadêmica na área. O fato de Santa Catarina ser um dos estados mais inovadores do Brasil abrilhanta ainda mais a conquista da Udesc!", destaca o reitor Baretta.
Reconhecimento
A pró-reitora Letícia ressalta que "o reconhecimento e a conquista do prêmio são fruto de todo o trabalho, dedicação e empenho da nossa brilhante comunidade científica e técnica, que vem se sobressaindo ano após ano". "Esse prêmio é a prova de que a Udesc está no caminho certo, pois não há inovação sem esforços e sem uma política de investimento madura."
Para a Carla Roczanski, o prêmio faz transparecer as ações visando a inovação que vem sendo desenvolvidas dentro da Udesc. "O projeto enviado para a Fapesc apresentou um resumo das ações de ensino, pesquisa e extensão da universidade que trilham pelo caminho da inovação. Ficamos muito felizes em poder contribuir com esse resultado", afirma a coordenadora.
Além do presidente da Fapesc, Fabio Zabot Holthausen, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da fundação, Amauri Bogo, e a gerente de Tecnologia e Inovação, Gabriela Mager, ambos docentes da Udesc, prestigiaram a entrega do prêmio.
Impacto significativo
A categoria ICT Inovadora contempla instituições de ciência e tecnologia de Santa Catarina que tenham contribuído na conversão do conhecimento em inovação, gerando significativa contribuição ou impacto para a sociedade.
Dentre os critérios avaliados pela premiação, estão a contribuição para o fortalecimento do ecossistema estadual de inovação; a infraestrutura para a inovação; e a contribuição na disseminação da cultura do empreendedorismo inovador pela comunidade acadêmica.
Criado por meio da Lei nº 14.328, de 2008 (Lei Catarinense de Inovação), o prêmio homenageia a memória do professor Caspar Erich Stemmer, personalidade catarinense de destaque nacional no desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação (CTI). Além de certificado e troféu, a universidade recebe prêmio de R$ 15 mil.
Destaque crescente
Nos últimos anos, a Udesc vem ganhando destaque crescente em rankings nacionais e internacionais de instituições de ensino superior e em listas de órgãos que mais produzem pesquisa, dentre outros levantamentos e premiações.
Nos rankings internacionais do THE, a Udesc foi destaque nos últimos anos em quatro listas: de melhores universidades do mundo; de melhores da América Latina; de melhores de países de economias emergentes; e de melhores instituições com 50 a 75 anos de existência. Em junho deste ano, a universidade também apareceu pela primeira vez no QS World University Ranking, organizado pela QS Top Universities.
A Udesc se destacou ainda: entre as 50 instituições brasileiras que mais produziram ciência, segundo ranking da Universidade de São Paulo (USP); no Ranking de Universidades Empreendedoras (RUE), feito pela Brasil Júnior, confederação brasileira de empresas juniores; e conquistou o título de universidade mais empreendedora de Santa Catarina em competição promovida pela Rede Catarinense dos Centros de Inovação.
Em maio deste ano, a universidade emplacou 50 pesquisadores na lista dos 30 mil cientistas mais influentes da América Latina publicada pelo AD Scientific Index 2022. Foi o segundo ano seguido que a instituição teve destaque na lista.