Serviços laboratoriais
16 registro(s) encontrado(s)
Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (CRI)
O Herbário Pe. Dr. Raulino Reitz (CRI) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), localizado no Município de Criciúma, Santa Catarina, foi fundado em junho de 1992 e em 7 de
agosto de 1997 obteve registro junto ao Index Herbariorum. Recebeu seu nome em homenagem ao Padre Dr. Raulino Reitz (1919-1990), que dedicou grande parte de sua vida ao estudo da flora catarinense. O Herbário CRI é uma coleção referência da flora do Sul do estado, onde as exsicatas concentram-se no Bioma Mata Atlântica, principalmente nas regiões fitoecológicas Pioneira de Influência Marinha (Restinga), Floresta Ombrófila Densa e Floresta Ombrófila Mista.
Atualmente, a coleção conta com cerca de 13.648 espécimes tombados e disponíveis online, deste total, mais de 90% encontra-se digitalizado.
Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schemitz
O Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz – (LAPIS) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC tem como objetivo desenvolver estudos interdisciplinares que buscam compreender, do ponto de vista contextual, a forma pela qual as sociedades pré-históricas e históricas se relacionaram com o ambiente, paisagem e o território que ocuparam. Os estudos integrados dos componentes físico-naturais, bióticos e ecossistemas nos quais tais comunidades humanas se instalaram, em consonância com analises específicas da cultura material relacionadas as ocupações, oferecem uma perspectiva ampla das dinâmicas culturais que formam as características do território. A orientação principal do LAPIS dirige-se aos projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária de seus pesquisadores integrantes e colaboradores. Oferecendo um espaço para que estudantes e pesquisadoras/es de áreas afins à arqueologia, tanto no âmbito das demais ciências humanas, quanto das ciências exatas e ciências da terra de diferentes especialidades e inserções disciplinares possam discutir temas vinculados à Ciências Ambientais, Arqueologia, tanto do ponto de vista teórico-metodológico, quanto através da realização de estudos de caso com enfoque regional diversificado.
Laboratório de Biotecnologia Aplicada
Desenvolve pesquisas na área de Biotecnologia com ênfase em bioquímica, bioinformática, nanotecnologia e biotecnologia peptídica.
Laboratório de Cerâmica Técnica (CerTec)
O CerTec ocupa área física de aproximadamente 120 m2, divididos em duas salas de estudos, uma sala de moagem, uma sala de processamento e preparação de amostras e um laboratório de caracterização. Possui moinhos (gira-jarro de porcelana e excêntrico de alta alumina e de zircônia), spray-dryer, prensa hidráulica de 110 t, estufa, forno elevador de 1600 oC, forno câmara de 1650 oC, aparelho de medição de módulo de elasticidade, dilatômetro óptico para 1600 oC, flexímetro óptico para 1600 oC, analisador simultâneo DSC-TG para 1600 oC, picnômetro a gás hélio, densímetro a água, microscópio eletrônico de varredura com microssonda EDS e metalisadora, e microscópio óptico.
Laboratório de Interação Animal-Planta
As linhas de pesquisa do Laboratório contemplam estudos ecológicos da estrutura e dinâmica das interações animal-planta no espaço e no tempo, abrangendo a análise de espécies, guildas e comunidades ecológicas. Trata-se de um grupo pioneiro no Sul do Brasil em estudos de Ecologia da Polinização e da Interação Animal-Planta. As pesquisas da equipe visam auxiliar na compreensão da diversidade funcional de diversas comunidades vegetais, contribuindo para o estabelecimento de prioridades na conservação, manejo e recuperação de ambientes naturais e antrópicas. As atividades realizadas no Laboratório concentram-se nos estudos sobre as associações entre visitantes florais e polinizadores de ambientes naturais e alterados; ecologia reprodutiva de espécies nativas e cultivadas, com ênfase na fenologia reprodutiva, biologia floral e sistema reprodutivo e identificação dos polinizadores associados, com ênfase nas abelhas nativas. Além desses estudos, a equipe do LIAP desenvolve pesquisas sobre a ecologia de insetos problemas na agricultura e de macroinvertebrados edáficos.
Laboratório de Materiais de Construção Civil
Dá suporte às atividades de ensino, pesquisa e prestação de serviço. Dotado de estrutura que o habilita a P&D de materiais de construção e seus constituintes, incluindo o desempenho de sistemas construtivos; avaliação de propriedades de concretos e argamassas modificados com polímeros; materiais produzidos com agregados reciclados para aplicações específicas; sistemas de revestimento cerâmico e argamassado e desenvolvimento da nanoestrutura do cimento.
Laboratório de Materiais I (LAMAT I)
Tem por objetivo a formação acadêmica dos alunos dos cursos de Engenharia e Tecnologia, bem como suporte à pesquisa e extensão nas áreas de preparação e processamento de materiais cerâmicos, metálicos e poliméricos. Este laboratório está subdividido nos seguintes setores:
- Preparação de Amostras
- Ensaios Mecânicos
- Processamento de Polímeros
- Metalografia e Tratamentos Térmicos
- Processamento Cerâmico
Laboratório de Materiais II (LAMAT II)
Tem como foco a caracterização de materiais. Está subdividido nos seguintes laboratórios:
- Laboratório de Desenvolvimento e Caracterização de Materiais Antimicrobianos
- Caracterização Térmica e Espectroscópica
- Laboratório de Degradação de Materiais
- Laboratório de Medidas Elétricas
Laboratório de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Psicologia Ambiental
Desenvolve pesquisa sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Meio Ambiente Urbano, Psicologia social, Psicologia ambiental, estudos sobre a Cidade, Espaços Públicos, Segurança Urbana , Ética Sociedade e Natureza. Congrega discentes da graduação, mestrandos e doutorandos. Pesquisadores da UNESC e de outras universidades.
Laboratório de Pesquisa em Genética Toxicológica
Desenvolve pesquisa na área de genética, com ênfase em mutagênese, atuando principalmente nos seguintes temas: antimutagênese de plantas medicinais e alimentos funcionais, risco ocupacional, biomonitoramento ambiental, genotoxicidade química e ambiental, teste cometa e teste de micronúcleos.
Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial
O laboratório acolhe o Grupo de Pesquisa Planejamento e Gestão Territorial e os alunos de graduação e pós-graduação que desenvolvem projetos de pesquisa que tenham como objetivos: (i) contribuir de forma permanente e democrática para o desenvolvimento municipal rural e urbano em conformidade com a legislação pertinente e demais instrumentos de planejamento e (ii) desenvolver estudos no campo teórico e sobre evidências práticas que tratam da utilização de instrumentos e técnicas de levantamento de informações de uso da terra e suas implicações na gestão sustentável do território. Todas as técnicas são utilizadas para desenvolver pesquisas regionais integradas com o objetivo de tornar as regiões mais competitivas.
Laboratório de Pesquisas em Ambiente, Cultura e Sociedade
Realiza pesquisas de caráter interdisciplinar que objetivam compreender as relações que indivíduos e grupos sociais estabelecem com o meio ambiente em diferentes contextos socioculturais.
Laboratório de Processamento de Polímeros Avançados (LAPPA)
O LAPPA ocupa área física de aproximadamente 160 m 2 , divididos em dois laboratórios. O laboratório 1 é equipado com 3 capelas e 1 ilha central com exaustão e vidros de proteção. O laboratório 2 é equipado com 5 capelas e 1 ilha central com exaustão e vidros de proteção. Ambos com salas de estudo e manipulação e almoxarifados de reagentes líquidos e sólidos.
O grupo de pesquisa possui os seguintes equipamentos:
- Ressonância Magnética de Próton de bancada modelo Cryogen-Free Benchtop NMR 60 MHz Analyser Pulsar;
- Infravermelho com transformada de Fourier - modelo IR Prestige 21, Shimadzu;
- TGA Q500 da TA Instrument;
- Spin Coatins KW-4A da Sigma Aldrich;
- Glovebox Labstar marca M. Braun;
- Cromatógrafo Preparativo Flash da marca Buchi Modelo Sistema Reveleris® X2-UV;
- 1 Potenciostato-Galvanostato Biologic 200 e 1 modelo Biologic 50;
- Ultravioleta UV-1800 Schimadzu;
- Microscópio Força Atômica Schimadzu – Modelo SPM – 9700;
- microscópio óptico de luz polarizada (MOLP) da marca Zeiss, modelo Z1;
- ZETASIZER NANO ZS90;
- DSC 3500 Sirius with MFC and IntraCooler40 marca Netzsch;
- NanoBrook Omni Particle Size and Zeta Potential analyzer;
- Espectrofluorímetro modelo RF-6000, com esfera de integração marca Shimadzu;
- 7 bombas a vácuo.
Laboratório de Zoologia e Ecologia de Vertebrados
É vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e ao curso de graduação em Ciências Biológicas, recebendo estudantes para desenvolvimento de pesquisas no ambito de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, dissertações e teses. O Laboratório desenvolve estudos na região sul de Santa Catarina e norte do Paraná, abrangendo as seguintes temáticas: biologia e ecologia de vertebrados em ambientes naturais e/ou em processo de recuperação ambiental e em ambientes Urbanos.
Laboratório do Grupo de Materiais Cerâmicos (GMC)
O grupo atua no desenvolvimento de placas cerâmicas para revestimento, tanto o substrato quanto suas camadas vítreas (engobe e vidrado). As principais linhas de pesquisa são métodos de formulação cerâmica e substituição de matérias-primas para as tipologias de placas cerâmicas. Outra linha de pesquisa é o desenvolvimento de novos materiais a partir de subprodutos industriais (cinzas, escórias, resíduos). Os principais temas são o desenvolvimento de vidros, vitrocerâmicas, geopolímeros e cerâmicas celulares (espumas vítreas) a partir destes subprodutos.. Atualmente o grupo visa o desenvolvimento de superfícies funcionais para placas cerâmicas e produtos cimentícios, atuando na síntese inorgânica de nano óxidos (nano ZnO, NiOH, FexOy, Al2O3 já desenvolvidos) e desenvolvimento de superfícies fotocatalíticas (principalmente a partir de TiO2). A estrutura do laboratório do GMC conta com forno a rolo de laboratório (1200 °C), forno para fusão de vidros (1500 °C), prensa .letro hidráulica, moinho rápido, extrusora. O grupo realiza testes de atividade fotocatalítica segundo as normas ISO 10678 e JIS R .
Laboratórios do Parque Científico e Tecnológico (I-Parque)
O Parque Científico e Tecnológico (I-Parque) é o centro de pesquisa e de prestação de serviço da Unesc relacionados ao meio ambiente. Integram o I-Parque os seguintes laboratórios: Laboratório de Ecotoxicologia Aplicada e de Físico-Química de Superfície; Laboratório de Microbiologia; Laboratório Atmosférico; Laboratório de Águas e Efluentes Industriais; Laboratório de Absorção Atômica; Laboratório de Cromatografia; Laboratório de Solos, Corretivos e Fertilizantes. Estes laboratórios estão disponíveis aos alunos e pesquisadores do PPGCEM para melhor desenvolvimento de seus temas de pesquisa.