Projetos de pesquisas / UNIPLAC
27 registro(s) encontrado(s)
Ambientalização e Sustentabilidade na Educação Superior: Subsídio às Políticas Institucionais
Este projeto tem como objetivo geral contribuir com as Políticas de ambientalização e sustentabilidade na Educação Superior em Santa Catarina, identificando indícios, elaborando subsídios e estratégias aplicáveis ao ensino, pesquisa, extensão e gestão ambiental nas Instituições de Educação Superior (IES). A pesquisa será desenvolvida de forma concomitante por equipes de pesquisadores (as) de oito Instituições de Educação Superior (IES), uma pública e sete comunitárias, localizadas em cinco mesorregiões de Santa Catarina.
Clique aqui e acesse mais informações sobre este Projeto de Pesquisa.
Ambiente de trabalho, de Inovação e Sistemas Produtivos
O objetivo do projeto é investigar possíveis relações entre aspectos próprios do ambiente de trabalho e a organização do trabalho, bem-estar e saúde dos trabalhadores.
Clique aqui http://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_ambiente/projetos_pesquisa
O objetivo do projeto é investigar possíveis relações entre aspectos próprios do ambiente de trabalho e a organização do trabalho, bem-estar e saúde dos trabalhadores. Além disso, visa estudar os processos produtivos e o trabalho e seus impactos no ambiente, na saúde, no bem-estar. Objetiva ainda produzir conhecimentos sobre práticas e ferramentas de gestão, empreendedorismo na saúde e nos processos produtivos na Serra Catarinense. Ambientes de inovação saudáveis perpassam os objetos de investigação dos subprojetos vinculados a este macroprojeto. Os subprojetos transversalizam principalmente o segundo, terceiro, oitavo e o nono objetivos da Agenda 2030 do desenvolvimento sustentável, no tocante à saúde e bem-estar; trabalho decente e crescimento econômico; e a indústria, inovação e infraestrutura.
Ambiente, Educação e Saúde em área de abrangência do Aquífero Guarani
A Rede Guarani/Serra Geral é um projeto interinstitucional e interdisciplinar que congrega educadores ambientais, cientistas, pesquisadores, universidades, fundações, agências governamentais nacionais e entidades internacionais.
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/projetos_pesquisa
A Rede Guarani/Serra Geral é um projeto interinstitucional e interdisciplinar que congrega educadores ambientais, cientistas, pesquisadores, universidades, fundações, agências governamentais nacionais e entidades internacionais, tendo como área de abrangência a Região Sul do Brasil. Iniciado em 2008, sendo prorrogado anualmente pelo órgão de fomento, até novembro de 2017. O objetivo é a produção de conhecimento compartilhado sobre gestão sustentável de águas superficiais e subterrâneas bem como a elaboração de uma proposta de modelo jurídico e legal de gestão para uso e conservação do Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral (SAIG/SG). Meta 5 Componente 1 Educação Ambiental Coordenadora da M5C1/subprojeto UNIPLAC: Prof. A Dra. Lucia Ceccato de Lima. O objetivo desse componente é formar educadores ambientais formais e não para implementação de ações de intervenção direta junto as escolas e as comunidades do seu entorno, visando a disseminação dos conhecimentos e técnicas adquiridos e aplicáveis ao uso sustentável das áreas de abrangência do projeto/meta - Educação Ambiental. Este projeto conta com um Núcleo de Educação Ambiental na UNIPLAC, como espaço de discussão e formação docente sobre o tema. Este projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação e Saúde - GEPES AMBIENS. O GEPES AMBIENS e abriga os estudantes orientados pela coordenadora deste de acordo com os respectivos objetos de pesquisa vinculados às linhas de pesquisa do Gepes Ambiens: 1) Educação ambiental e ambientalização das instituições; 2) Educação Física e Promoção de Saúde; 3) Epistemologia, Ensino Superior e Formação Humana; 4) meio ambiente e sustentabilidade em área de abrangência do Aquífero Guarani/Serra Geral; 5) Políticas Públicas e gestão ambiental. Todas as produções, orientações na graduação, pós-graduação lato e stricto sensu, iniciação científica e ensino médio (inserção social), disciplinas ministradas, projetos e subprojetos de pesquisa e extensão estão vinculados às linhas de pesquisa acima. Cabe explicitar a linha 3, haja vista, que trata da produção de conhecimento e formação humana no ensino superior, com ênfase na área das ciências da natureza e ciências exatas, formação inicial e o mestrado da coordenadora do projeto, o que permite acolher candidatos ao mestrado da área de matemática e das ciências promovendo o diálogo entre estes conhecimentos, a dimensão ambiental e a produção teórica requerida para cada problema de pesquisa em uma perspectiva complexa e interdisciplinar.
Ambiente, Saúde e Bem-estar no Trabalho
O objetivo da pesquisa é investigar possíveis relações entre o ambiente, a organização do trabalho, o bem-estar e a saúde do trabalhador. Especificamente pretende-se investigar aspectos que envolvem a facilitação do trabalho na família; a atenção integral à saúde do trabalhador em termos de prevenção, promoção, assistência, vigilância e reabilitação; os indicadores e repercussões do ambiente e do trabalho sobre a saúde, no que diz respeito a cargas, riscos, estressores psicossociais e assédio; o engajamento, a motivação, o prazer e o bem-estar no trabalho; as políticas públicas e a legislação sobre a saúde do trabalhador.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o Projeto de Pesquisa.
Ambiente, saúde e estilos de vida
Este macro projeto tem por objetivo investigar por meio de abordagem interdisciplinar o ambiente, estilos de vida e suas consequências sobre a saúde das populações. Dentre os subprojetos desenvolvidos destacam-se os seguintes temas: Hábitos alimentares e indicadores de saúde. Saúde e estética: transtornos alimentares e da imagem corporal. Aspectos relacionados ao abuso de substâncias psicoativas. Determinação da morbimortalidade por doenças crônico-degenerativas e por causas externas Neste macro projeto, desenvolvem-se 7 subprojetos vinculados as dissertações de mestrado da Turma de 2013 e 2014.
Clique aqui e acesse mais informações sobre este Projeto de Pesquisa.
Avaliação de metais pesados em afluentes do Rio Canoas em área urbana de recarga do Aquífero Guarani
O presente estudo busca identificar locais de contaminação por metais pesados em área urbana de recarga do Aquífero Guarani em Lages, através da análise metais pesados no sedimento, água e bioacumulação na biomassa de invertebrados aquáticos.
Clique aqui e acesse mais informações sobre este Projeto de Pesquisa.
Cuidado Ecológico na Assistência à Saúde
O objetivo deste macro projeto é investigar como as práticas dos profissionais têm contribuindo para a assistência efetiva e segura e como os ambientes podem ser melhorados para propiciar um cuidado integral, garantindo segurança e bem estar de pacientes e profissionais de saúde. Neste projeto estão envolvidos quatro graduando e três mestrandos do PPGAS.
Clique aqui e acesse mais informações sobre este Projeto de Pesquisa.
Desafios e novas perspectivas de cuidado às pessoas com doenças crônicas na Atenção Primária
O objetivo deste projeto é compreender os desafios e identificar novas perspectivas de cuidado às pessoas com doenças crônicas na atenção primária em saúde. Além de avaliar a adesão ao tratamento medicamentoso e comportamental pessoas com de HAS e/ou DM em duas comunidades da cidade de Lages; identificar os conhecimentos e a atuação dos agentes comunitários de saúde na realização de ações de prevenção de doenças crônicas em adultos durante as visitas domiciliares; compreender a contribuição de um grupo de educação em saúde como estratégia para o fortalecimento da atuação dos agentes comunitários de saúde na prevenção de doenças crônicas em adultos; conhecer a percepção e atuação do enfermeiro acerca do trabalho com agentes comunitários de saúde da Estratégia de Saúde da Família de um município da serra catarinense. Neste projeto estão envolvidos cerca de quatro mestrandos, dois graduandos e seis alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
Clique aqui e acesse mais informações sobre este Projeto de Pesquisa.
Divulgação científica em educação
O projeto de pesquisa e extensão focaliza os processos de produção do conhecimento, no que diz respeito às rotinas da Universidade
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/projetos_pesquisa
O projeto de pesquisa e extensão focaliza os processos de produção do conhecimento, no que diz respeito às rotinas da Universidade, em especial, o Programa de Pós-Graduação, relacionadas aos produtos derivados da pesquisa, ensino e extensão bem como as formas como estes produtos estão sendo divulgados para a comunidade acadêmica. Busca-se levantar as possibilidades de utilização de ferramentas específicas de divulgação, como por exemplo, o uso de redes sociais na internet (RSI). Para as atividades práticas, serão exploradas e estudadas as potencialidades das ferramentas já utilizadas pelo PPGE (site do Programa, Facebook), bem como outras estratégias inovadoras para divulgar a produção dos seus docentes, bem como as diversas atividades por eles(as) realizadas. O programa envolve mestranda bolsista da FAPESC, alunos da graduação em jornalismo e bolsistas de iniciação científica do Ensino Médio PIBIC/EM/CNPq. O projeto possui potencial de inovação de produtos, processos ou serviços por meio da realização de pesquisa e de produtos de divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia.
Educação e arte: modos de compor experiências docentes a partir da música e da filosofia
O presente projeto de pesquisa tem como escopo trazer à baila as possibilidades de experiências do pensamento e artísticas, a partir do encontro entre educação, arte e filosofia para pensar como nos tornamos naquilo que somos.
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/projetos_pesquisa
O presente projeto de pesquisa tem como escopo trazer à baila as possibilidades de experiências do pensamento e artísticas, a partir do encontro entre educação, arte e filosofia para pensar como nos tornamos naquilo que somos. Apresenta como objetivo relacionar Filosofia, Arte e Docência em experiências do pensamento docente que potencialize o processo de formação de professores. Assim, tal proposta de pesquisa tensionará a arte no encontro com a filosofia na composição de uma educação comprometida com as múltiplas formas de vida. Apoiada em autores como Michel Foucault e Friedrich Nietzsche, a proposta está em olhar para diferentes práticas culturais e problematizar discursos, sentidos e significados produzidos por tais práticas no espaço de formação docente; Problematizará também a relevância do encontro entre arte e filosofia a fim de potencializar o processo criativo, afirmativo e legítimo do pensamento dos futuros docentes, bem como intensificar junto aos sujeitos da pesquisa a possibilidade de produzir nos sujeitos os diferentes modos de escutar e compor a vida a partir desses encontros.
Educação e Políticas Públicas em Ambiente e Saúde
Este macroprojeto tem por objetivo investigar as teorias do conhecimento para a formação humana.
Clique aqui http://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_ambiente/projetos_pesquisa
Este macroprojeto tem por objetivo investigar as teorias do conhecimento para a formação humana, bem como, avaliar a implementação de políticas públicas no âmbito da educação, do ambiente e da saúde na perspectiva de contribuir para a transformação da sociedade contemporânea. Estuda ainda a inclusão da interdisciplinaridade e interprofissionalidade na formação. Este projeto busca contemplar os objetivos 1 e 4 do desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Coordenadora: Lucia Ceccato de Lima
Docentes participantes: ,Anelise Viapiana Masiero, Lilia Aparecida Kanan, Mareli Eliane Graupe.
Financiamento: CNPq, FAPESC
Educação, Economia Solidária e Emancipação Social:Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
Educação, Economia Solidária e Emancipação Social:Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP UNIPLAC)
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/projetos_pesquisa
Educação, Economia Solidária e Emancipação Social:Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP UNIPLAC) é um mega projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação e Desenvolvimento territorial: políticas e práticas (GEDETER) localizado na Linha de Pesquisa II "Educação, Processos Sociais e Sustentabilidade" do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE UNIPLAC). As ações estão focadas no campo da economia solidária, tendo em sua órbita organizações e movimentos sociais com seus marcadores sociais, tais como gênero, raça/etnia e classe. A equipe de trabalho é multidisciplinar constituída por professores dos níveis de graduação, mestrado e doutorado. Estudantes de diferentes cursos de graduação e técnicos egressos da Universidade. Assentado no tripé do ensino, pesquisa e extensão, na medida em que se realizam ações e práticas educativas de incubação de empreendimentos econômicos solidários no meio urbano e ou rural, concomitantemente realiza-se pesquisa, produção e publicação dos conhecimentos gerados pelo encontro do conhecimento popular e acadêmico. Atualmente as ações do Projeto da ITCP UNIPLAC, com fomento do CNPq (2017/2018) se realizam em três níveis: a) processos de incubação de empreendimentos econômicos solidários; b) construção da política municipal de economia solidária em Lages pela participação no Fórum Regional e no Conselho Municipal de Economia Solidária; c) fortalecimento da Feira Municipal/Regional de Economia Solidária que ocorre todas as sextas-feiras de cada mês na Praça do Terminal Urbano da cidade de Lages, SC. O projeto teve origem no Programa Nacional de Apoio às Incubadoras - PRONINC por meio da Chamada Pública 089/2013 do CNPq.
Estudos da judicialização da “violência de gênero” e difusão de práticas alternativas
A presente proposta tem como objeto a judicialização e práticas alternativas de justiça no campo da chamada “violência de gênero”.
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/projetos_pesquisa
A presente proposta tem como objeto a judicialização e práticas alternativas de justiça no campo da chamada “violência de gênero”. Em grandes linhas, ela visa a mapear e a descrever mecanismos e práticas de promoção de justiça, de reparação moral e de mediação em casos de “violência de gênero” identificados pelos sistemas de justiça no Brasil e na Argentina, numa abordagem comparada. E tem como finalidade aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre práticas judicializantes de gestão de crimes no âmbito da “violência de gênero”, bem como propor diretrizes e alternativas ao campo das políticas públicas voltadas a tal área. Para tanto, prevê a parceria entre diferentes equipes de pesquisa – LEVIS (UFSC), NIGS (UFSC), Margens (UFSC); GECAL (UNIPLAC); GCS (UFRN) –, além de parceria com pesquisadoras no Brasil e na Argentina para a realização de pesquisas de campo em cinco municípios de médio porte no Brasil (Florianópolis, Lages, Juiz de Fora, Natal e Uruguaina) e em quatro municípios na Argentina (La Plata e Florencio Varela, situados na província de Buenos Aires; e Orán e Tartagal, pertencentes à província de Salta). Trata-se de uma rede multidisciplinar e multissituada. Além de mapear e descrever práticas de produção de justiça, identificando mecanismos, estratégias e moralidades, o projeto, em parceria com o TJSC, fará o acompanhamento da criação e instalação de um experimento de Justiça Restaurativa no município de Lages, região serrana de Santa Catarina.
Estudos Interdisciplinares em Estilos de Vida, Ambiente e Saúde
Este projeto tem por objetivo desenvolver estudos que visam investigar a inter-relação entre ambiente, saúde e estilos de vida.
Clique aqui http://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_ambiente/projetos_pesquisa
Este projeto tem por objetivo desenvolver estudos que visam investigar a inter-relação entre ambiente, saúde e estilos de vida. Envolve aspectos assistenciais e de gestão relacionados ao acesso à assistência, a promoção, a prevenção, proteção e recuperação, e a vigilância em saúde individual e coletiva. Enfoca a saúde humana em todas as fases de seu ciclo vital buscando elucidar as conexões com o ambiente (local, regional, nacional e global), a sociedade, a cultura e a história, desvelando os impactos destas nos modos de viver, ser saudável e adoecer. Evidencia a complexidade dos serviços de saúde em todos os níveis de atenção e sustenta-se na interdisciplinaridade para compreender a atuação dos profissionais e processos envolvidos no fazer saúde aos usuários/clientes/pacientes, familiares, comunidades, grupos, dentre outros. Este projeto busca contemplar o objetivo 3 e 5 dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
Coordenadora: Natalia Veronez Da Cunha Bellinati
Docentes Integrantes: Anelise Viapiana Masiero, Cleonice Goncalves Da Rosa, Vanessa Valgas Dos Santos, Bruna Fernanda da Silva, Mareli Eliane Graupe, Lilia A. Kanan, Pedro Boff.
Financiamento: FAPESC
Formação continuada e protagonismo de egressos da Pós-graduação
A Educação precisa dos resultados das pesquisas e os novos mestres podem exercer um protagonismo na interface entre a comunidade científica e o mundo do trabalho, pois participam de ambos espaços (distintos e distantes)
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/projetos_pesquisa
O que vem depois da pesquisa concluída na trajetória dos novos mestres em Educação, egressos da Pós-graduação (PG)? Qual é a responsabilidade dos Programas formadores de mestres e doutores na geração de impacto das pesquisas na sociedade, nos diferentes segmentos do mundo do trabalho onde seus egressos atuam profissionalmente? Qual a responsabilidade dos novos mestres, egressos da PG com o emprego dos resultados de suas pesquisas para o aprimoramento e qualificação dos processos, práticas e políticas em seu campo de atuação profissional? A Educação precisa dos resultados das pesquisas e os novos mestres podem exercer um protagonismo na interface entre a comunidade científica e o mundo do trabalho, pois participam de ambos espaços (distintos e distantes). Mas esse espaço entre estes dois mundos requer um trabalho conjunto dos egressos e dos Programas que os formaram, que nesta pesquisa caracterizamos como Formação Continuada de egressos da PG. Implica em construir, desde o período de formação de mestres, comunidades científicas locais, grupos de trabalho entre pós-graduandos, docentes, egressos e outros atores sociais que atuam nos seus espaços de trabalho (Secretarias de Educação, por exemplo). Estas comunidades de diálogo e convergência podem assumir diversos formatos, como extensões universitárias, fóruns de debate, diálogos no território, grupos de trabalho e grupos de estudo, ativando assim os grupos de pesquisa (GPs) cadastrados no Diretório de GP do CNPq. Esta investigação se caracteriza como pesquisa-ação, ao mesmo tempo em que investiga, promove o encontro e o diálogo das demandas por conhecimento dos setores educacionais locais e o conhecimento acumulado materializado nos resultados das pesquisas pertinentes, de autoria dos egressos e docentes do PPGE/UNIPLAC.
Gênero e sexualidade no campo educacional: práticas e políticas públicas
Este é um macro projeto do Grupo de Pesquisa GECAL que abriga outros dois microprojetos.
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/projetos_pesquisa
Este é um macro projeto do Grupo de Pesquisa GECAL que abriga outros dois microprojetos: 1) VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NA SERRA CATARINENSE. 2) POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO: UMA ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NO ESTADO DE SANTA CATARINA. Este macro projeto possui como objetivo pesquisar sobre violências de gênero, mais especificamente na Serra Catarinense e também, sobre as políticas públicas de gênero no campo educacional no Estado de Santa Catarina.
Gênero, educação e sexualidades: práticas e políticas públicas
Este projeto tem como objetivo pesquisar sobre violências de gênero, políticas públicas de gênero, educação e saúde na sociedade. É um macroprojeto do Grupo de Pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL) que abriga outros três projetos: 1) Violências de gênero na Serra Catarinense. 2) Estudos da judicialização da "violência de gênero" e difusão de práticas alternativas numa perspectiva comparada entre Brasil e Argentina 3) Políticas públicas de gênero: uma análise dos currículos de graduação e pós-graduação no estado de Santa Catarina.
Clique aqui e acesse mais informações sobre este Projeto de Pesquisa.
Gestão de resíduos de agrotóxicos e medicamentos na Serra Catarinense e suas implicações no ambiente
Este projeto tem por objetivo avaliar a gestão de resíduos de agrotóxicos e medicamentos e a sua relação com a contaminação ambiental e humana na Serra Catarinense. Espera-se com esta pesquisa, conhecer a atual situação do uso de tais produtos na região e seus impactos na saúde da população rural/urbana e no meio ambiente. Além, de propor melhorias nos sistemas produtivos da região através da implementação de práticas sustentáveis, e produzir informações que poderão auxiliar na elaboração de políticas públicas sobre gestão de resíduos. Este macroprojeto abarca o desenvolvimento de dissertações de mestrado e integração com a graduação por meio de projetos de iniciação científica e foi aprovado no Edital de Chamada Pública Fapesc Nº 09/2015 Apoio a Grupos de Pesquisa das Instituições do Sistema Acafe.
Clique aqui e acesse mais informações sobre este Projeto de Pesquisa.
Inclusão na Educação Básica: Estratégias nas práticas pedagógicas dos professores da rede pública
Inclusão na Educação Básica: Estratégias nas práticas pedagógicas dos professores da rede pública de ensino
Clique aqui https://old.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/projetos_pesquisa
Inclusão na Educação Básica: Estratégias nas práticas pedagógicas dos professores da rede pública de ensino” tem como objetivo analisar as estratégias nas práticas pedagógicas dos professores do ensino fundamental para incluir estudantes com deficiências no ensino regular. É um projeto vinculado a pesquisa de Pós-doutorado em andamento na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) em setembro de 2021 intitulado “Práticas Pedagógicas para Inclusão de Pessoas com Deficiência na Educação Superior” orientado pela Profª Drª Maria Isabel da Cunha. Está vinculado ainda a Pesquisa realizada no Grupo de Pesquisa Democratização, Inclusão e Gestão na Educação Superior (GPDIGES) vinculado ao CNPq e alocado na Universidade do vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) que tem como pesquisa atual as “Estratégias de Gestão das Instituições de Ensino Superior: inclusão de estudantes com deficiência”. Destaco as principais contribuições do projeto: a elaboração de subsídios aos gestores, às coordenações pedagógicas, à equipe técnica e aos professores das escolas parceiras para a construção de estratégias comprometidas com a qualidade da formação, principalmente no que tange à deficiência; contribuição para as escolas no fomento da implementação de políticas educacionais de inclusão na área da deficiência; promoção da socialização e a publicização do que se tem construído sobre as estratégias de gestão na inclusão para estudantes com deficiência nas escolas; elaboração de material didático sobre estratégias de intervenção para estudantes com deficiência, e estratégias de gestão que poderão ser socializadas nos seminários anuais ou em atividades desenvolvidas em cada uma das escolas parceiras, e produção de pequenos vídeos com os resultados do estudo que possam ser publicados em uma página da pesquisa (site, blog ou rede social) e sirvam como material de capacitação/formação de professores e gestores; devolução da pesquisa em forma de relatórios por escolas anuais, relatórios de cada escola completo ao final da investigação, e relatório final para cada uma das cinco escolas parceiras; apresentação da pesquisa em congressos e eventos regionais, nacionais e internacionais; elaboração de artigos para revistas de reconhecimento nacional e internacional na área da Educação e direitos humanos. Os resultados da pesquisa provavelmente nos indicarão possibilidades de planejar e organizar estratégias que resultem numa cultura inclusiva nas escolas pesquisadas, qualificando a formação dos professores e alunos com deficiência durante sua permanência na escola. Atualmente conta com duas (02) bolsistas do UNIEDU graduandas; cinco (05) mestrandos que iniciaram suas pesquisas na UNIPLAC em março/2021; dois (02) coorientandos que iniciaram suas pesquisas em março/2020.
Pedagogias e políticas da infância e da diferença
O projeto é constituído pela articulação de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC).
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/projetos_pesquisa
O projeto é constituído pela articulação de pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC). Os estudos vinculados ao projeto focalizam os níveis da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como base teórica pressupostos da Pedagogia da Infância e da Sociologia da Infância. De modo geral, investigam-se as políticas e os processos formativos no âmbito da educação escolar direcionada às crianças (de zero a 12 anos de idade), considerando-se, especialmente, os aspectos discursivos envolvidos nas políticas educacionais. Busca-se problematizar os aspectos epistemológicos da pesquisa educacional, por meio de discussões filosóficas, sociológicas, antropológicas em face da utilização de métodos e técnicas como a etnografia, a pesquisa com documentos e a análise foucaultiana do discurso. Dentre as diversas atividades que vêm contribuir ao projeto, destacam-se as ações de extensão e as pesquisas vinculadas ao Núcleo de Pesquisa em Educação Básica (NuPEB).
Pesquisas Interdisciplinares em Saúde Ambiental, Humana e Animal
Desenvolver estudos sobre a relação entre a saúde humana, animal, ambiental e vegetal.
Clique aqui http://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_ambiente/projetos_pesquisa
Desenvolver estudos sobre a relação entre a saúde humana, animal, ambiental e vegetal tendo como estratégias à minimização das iniquidades e assimetrias relacionadas à saúde, ao meio ambiente, as condições socioambientais e ao desenvolvimento econômico, com vistas à melhoria da saúde e qualidade de vida e do bem estar das populações das áreas urbanas e rurais da Serra Catarinense, bem como da conservação dos recursos naturais. Estudar os processos produtivos e ambientes de inovação no contexto rural e urbano. Este projeto busca contemplar vários dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, tais como: o objetivo 2, objetivo 3, objetivo 6, objetivo 9, objetivo 11, objetivo 13 e objetivo 15 que visam promover a segurança alimentar e a agricultura sustentável, assegurar uma vida saudável, com disponibilidade de água de qualidade, promover a industrialização sustentável e fomentar a inovação, consumo e produção responsáveis, ações para combater as mudanças climáticas, ou seja, proteger a vida terrestre.
Coordenadora: Ana Emília Siegloch
Docentes participantes:, Bruna Fernanda Da Silva, Lenita Agostinetto, Lucia Ceccato de Lima, Pedro Boff, Cristina K. Yamaguchi, Natália V.C. Bellinati, Vanessa V. dos Santos.
Financiamento: MCTI, CNPq, FAPESC e Capes
Pós-Doutorado para Pesquisadoras Negras
Edital da USP voltado para pesquisadoras negras que querem fazer pós-doc.
Está aberto um programa de pós-doutoramento voltado para pesquisadoras negras brasileiras. O objetivo é trazer mais diversidade racial e de gênero entre pós-doutores e consequentemente aumentar essa diversidade entre os docentes das universidades brasileiras, incluindo a USP.
O programa abrange todas as áreas do conhecimento e envolverá projetos que busquem ampliação e ressignificação de abordagens e que incorporem questões com base em análises interseccionais, privilegiando temáticas étnico-raciais.
A seleção das bolsistas avaliará o plano de trabalho, currículo e experiência na área. A bolsa tem duração de 3 anos, com R$ 8479,20 mensais, e poderá ser prorrogada por 12 meses adicionais.
Prevenção Ao Feminicídio No Município De Lages
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/extensao/projetos
Prevenção Ao Feminicídio No Município De Lages
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência
O projeto do PIBID integrará os subprojetos das licenciaturas que será desenvolvido na educação básica, educação infantil, ensino fundamental e médio.
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/projetos_pesquisa
O projeto do PIBID integrará os subprojetos das licenciaturas que será desenvolvido na educação básica, educação infantil, ensino fundamental e médio. As propostas destes subprojetos serão concebidas com base nos Projetos Pedagógicos Interdisciplinares dos cursos de licenciatura da IES, sendo construídas de forma articulada com o Projeto Institucional e com a Proposta Pedagógica das escolas de educação básica. A articulação propicia a (re) construção do conhecimento do futuro profissional da educação, mediado pela realidade dinâmica das escolas de educação básica, denominadas de escola campo. O objeto geral do projeto institucional consiste em: Incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, inserindo os licenciandos no cotidiano das escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes inovadoras e interdisciplinares que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. O projeto Institucional tem os seguintes objetivos específicos: - intervir na realidade educacional, particularmente no Ensino Fundamental, oportunizando o contato dos bolsistas com a educação básica; - oportunizar o contato dos acadêmicos bolsistas com a educação de forma prazerosa e significativa; - trabalhar com as múltiplas linguagens; - despertar o gosto pela língua inglesa; - fundamentar teoricamente os acadêmicos para a compreensão e análise interpretativa dos conceitos de alfabetização, letramento e escrita com as contribuições da psicolinguística e da sociolinguística para os processos de alfabetização; - articular teoria e prática, para elevar a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura; - integrar educação superior e educação básica, onde os seus professores serão coformadores dos futuros docentes.
Projeto Educação Ambiental (M5c1) - Rede Guarani Serra Geral Educação Ambiental
É um projeto interinstitucional e interdisciplinar que congrega cientistas, pesquisadores, educadores ambientais, universidades, fundações, agências governamentais nacionais e entidades internacionais, tendo como área de abrangência a Região Sul do Brasil. Objetiva produzir conhecimento compartilhado sobre gestão sustentável de águas superficiais e subterrâneas bem como a elaboração de uma proposta de modelo jurídico e legal de gestão para uso e conservação do Sistema Integrado Aquífero Guarani/Serra Geral (SAIG/SG).
Clique aqui e acesse mais informações sobre este Projeto de Pesquisa.
Tecnologias e Inovação em Educação
Este projeto visa o desenvolvimento de pesquisas para compreender como as tecnologias digitais e/ou sociais, integradas na perspectiva da transdisciplinaridade e do pensamento complexo, podem contribuir para a formação humana
Clique aqui https://www.uniplaclages.edu.br/mestrado_educacao/projetos_pesquisa
Este projeto visa o desenvolvimento de pesquisas para compreender como as tecnologias digitais e/ou sociais, integradas na perspectiva da transdisciplinaridade e do pensamento complexo, podem contribuir para a formação humana, ecossistemas de inovação e o desenvolvimento das cidades inteligentes. Para isso serão enfatizadas pesquisas nos seguintes eixos norteadores: 1) Tecnologias educacionais, inclusivas e de aprendizagem; 2) Pensamento computacional e currículo; 3) Projetos criativos ecoformadores; 4) Sistemas de avaliação; 5) Cidades inteligentes sustentáveis.
Terapias não residuais e integrativas para a saúde no ecossistema e assentamentos humanos
O projeto tem por objetivo diagnosticar as causas da baixa satisfação/saúde, bem como estudar referencias de conhecimento e/ou desenvolvimentos de tecnologias que possam assegurar mínimos riscos a saúde humano e de impacto desprezível ao meio ambiente. Será sistematizado etnoconhecimento com plantas medicinais para humanos e animais, desenvolvido a homeopatia integrativa aos sistemas vivos e levantamento de dados que tenham levado a pessoas/famílias optarem por recursos de baixa integridade na saúde biológica, ambiental e psicossocial.
Clique aqui e acesse mais informações sobre este Projeto de Pesquisa.