CURSOS DE MESTRADO NA UNOCHAPECO
6 registro(s) encontrado(s)
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais - Mestrado
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais visa dar continuidade a formação profissional (técnica-científica) e o aprofundamento de estudos na área ambiental, de extrema importância para a região, considerando a economia da Região Oeste Catarinense que se baseia nas atividades agropecuárias e da agroindústria, as quais por sua vez alteram de forma significativa os recursos naturais existentes. Além disso, atividades como a extração de argila em Áreas de Preservação permanente (APP) e a implantação de barragens para geração de energia nos rios da região, desencadeiam uma série de alterações no meio ambiente (solo, flora, fauna e clima). Outra questão importante a ser considerada é a situação precária do saneamento básico que pode levar a multiplicação de problemas de saúde e ambientais.
Apesar dos problemas citados, poucos estudos foram realizados na região, ou foram de curta duração e de certa forma pontuais, não tratando a questão de forma integrada ou multidisciplinar. Desta forma, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Ambientais vem de encontro à necessidade regional aprofundando os estudos na área ambiental e, buscando alternativas para solucionar ou minimizar os impactos causados pela ação humana.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o Programa.
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis e Administração
A proposta do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis e Administração origina-se da sinergia que acompanha o histórico dos cursos de graduação de Ciências Contábeis e de Administração desde a sua criação na Unochapecó, em 1974. Embora com concepções diferentes na sua estrutura curricular, as semelhanças na sua gestão e operacionalização aproximaram os docentes dos dois cursos, especialmente os de tempo integral na Instituição. As ações vão desde a preocupação com a qualidade do ensino até as demandas do mercado. Isso levou o grupo a unir esforços também em termos de projetos conjuntos.
Esta interface se observa na definição da área de concentração do Curso, denominada Controladoria e Gestão Organizacional. A área de concentração foi concebida no pressuposto de que as pesquisas e práticas da Controladoria e da Gestão Organizacional, apesar das suas especificidades, possuem entrelaçamentos teórico-empíricos. A Controladoria precisa consubstanciar o processo de gestão, tanto para finalidades internas como externas, com informações necessárias para alcançar os objetivos da organização. Esta instrumentalização implica investigar e compreender os conceitos e a articulação dos elementos inerentes à Gestão Organizacional.
O objetivo principal do Programa é formar pesquisadores e professores munidos de capacidade de análise e de reflexão com vistas à produção e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias, particularmente nas áreas de controladoria e gestão organizacional.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o Programa.
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde - Mestrado
O Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Saúde em nível de Mestrado e Doutorado, visa a produção de conhecimento científico pautado nos princípios da interdisciplinaridade e intersetorialidade. Desenvolve estudos, considerando a complexidade das relações entre saúde e ambiente e o processo de formação e trabalho em saúde, atentos às demandas locorregionais, nacionais e globais. Os estudos, de caráter interdisciplinar nesse programa, estabelecem convergência entre mais de uma área de conhecimento, destacando-se as ciências humanas e sociais, biológicas e ambientais.
Com vistas a cumprir os objetivos previstos no projeto político pedagógico institucional e deste programa, o egresso terá competências e habilidades para produzir, difundir e aplicar conhecimentos interdisciplinares e tecnologias inovadoras no âmbito do ensino, da pesquisa e da atuação profissional, qualificando a práxis em saúde.
Clique aqui para saber mais sobre o Programa.
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito tem como objetivo formar profissionais na área jurídica para atuarem como docentes e pesquisadores nos cursos de graduação e pós-graduação, assessores, consultores, servidores da Justiça e do Estado, gestores públicos, empreendedores e formadores de opinião qualificados, com vista à efetivação de práticas jurídicas que levem à promoção dos direitos da cidadania em seus aspectos ambientais e transnacionais. Os profissionais formados no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Unochapecó serão capazes de: desenvolver análises sobre temas jurídicos contemporâneos, vinculados à cidadania, utilizando instrumentos teórico-metodológicos de diferentes campos científicos, essenciais à interpretação das dinâmicas sociais contemporâneas, como a teoria jurídica, a sociologia e a antropologia; desenvolver pesquisas teóricas e aplicadas sobre problemas relevantes no contexto regional, considerando as inserções nacionais e internacionais da região dos estudos, nas interfaces entre o Direito, a Sociedade, o Meio Ambiente e os Atores Estatais e Não-Estatais; atuar em redes de pesquisa científica e de cooperação acadêmica; desempenhar a docência com espírito investigativo e propositivo de práticas pedagógicas propulsoras da autonomia acadêmica docente e discente, como exercícios de cidadania; atuar com ética, autonomia e segurança em diferentes campos da práxis jurídica, como agente transformador do Direito e da sociedade.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o Programa.
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), propõe a formação de educadores ancorada nas dimensões teórico-conceitual e teórico-metodológica que permitam uma análise consistente dos referenciais epistemológicos e das principais categorias e conceitos com os quais lidam para tratar do fenômeno educacional.
Neste sentido, é objetivo do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação formar educadores capazes de compreender que cada tendência epistemológica contempla, de forma diferenciada, a problemática do conhecimento e as suas possibilidades de análise e de intervenção no real. Assim, colocam-se em pauta as próprias condições de inteligibilidade das problemáticas fundamentais das ciências da educação, levando-se em conta a relação teoria e prática. Os pressupostos supracitados desdobram-se nos seguintes objetivos: 1. Formar pesquisadores em Educação capazes de responder aos desafios da realidade sociocultural da região e do País, das situações cotidianas da escola e seu entorno; 2. Contribuir para reflexões de caráter político, ético e epistemológico da Educação e suas repercussões na produção de conhecimentos e práticas docentes; 3. Preparar o mestrando para o exercício da docência, de forma crítica e articulada com o ensino, a pesquisa e a extensão; 4. Possibilitar a produção e a socialização de pesquisas no campo da Educação por meio de publicações e outras formas de divulgação do conhecimento.
Clique aqui e acesse mais informações sobre o Programa.
Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Tecnologia e Gestão da Inovação - Mestrado
O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Tecnologia e Gestão da Inovação está focado nas implicações da técnica, da tecnologia e do conhecimento científico para os processos de inovação, modernização e desenvolvimento, valorizando produtos, técnicas e processos na esfera produtiva/construtiva. Busca analisar o atual nível de desenvolvimento tecnológico e de geração de inovação nos sistemas locais, regionais e nacionais.
A proposição de soluções também será valorizada através: da produção de tecnologias que levem em conta a atividade humana, apoiada por processos de inovação e aprendizado; da aplicação, transferência e gestão de tecnologia explorando aspectos regionais do desenvolvimento; do ambiente construído nas relações homem-meio, das inovações tecnológicas aplicadas na produção do ambiente construído e do desenvolvimento sustentável; da introdução de novidades ou aperfeiçoamentos no ambiente agroempresarial.
Busca, também, determinar as potencialidades de desenvolvimento tecnológico e de geração de inovação dentro das empresas e em outros setores produtivos, de forma a promover o desenvolvimento socioeconômico e fortalecer a relação universidade-empresa-governo-sociedade.
Clique aqui para saber mais sobre o Programa.