Projetos e inovação
21 registro(s) encontrado(s)
Adequação do Parquinho Infantil com produtos sustentáveis
O objetivo do projeto de intervenção é trazer soluções aos problemas da comunidade, sob o olhar técnico, ambiental e social das instituições de ensino superior.
O projeto é desenvolvido pelos 86 acadêmicos contemplados pelas bolsas do UNIEDU no projeto de extensão Proesde promovido pelo Governo de Santa Catarina e conta ainda com a parceria da AMUNESC e da AMVALI. Os espaços escolhidos ficam no bairro Jardim Paraíso ao lado da UBSF Jardim Paraíso IV, em Joinville/SC e o espaço frontal do Parque de Eventos Alfredo Pasold, cidade de Schroeder/SC. No espaços públicos escolhidos serão executados floreiras, horta, bancos, além dos brinquedos infantis com pneus reciclados e ao menos um brinquedo PCD, tudo idealizado pela coordenadora do Proesde da Católica de Santa Catarina, professora Carine Cardoso dos Santos, inspirado no Ecopark Oeste, em Cascavel/PR e muito bem acolhido pelos acadêmicos.
A proposta de projeto está dividida em três etapas executivas. A primeira foi abordagem técnica das temáticas do projeto como desenvolvimento sustentável, ODS, economia circular, política nacional dos resíduos sólidos e projeto urbanístico, ministrados aos bolsistas durante os meses de junho e julho de 2021. A etapa seguinte será o desenvolvimento do projeto nos meses de agosto e setembro. Nesta segunda etapa, os bolsistas irão fazer a primeira visita a campo para reconhecimento da área e levantamento dos dados. Na sequência, farão o dimensionamento dos brinquedos reciclados com pneus, entre outros, usando muita técnica, conhecimentos, criatividade e inovação. A última fase desta etapa é a aprovação do projeto pelos parceiros envolvidos e a comunidade.
Já a terceira etapa será a execução do projeto. Nesta etapa, os bolsistas e comunidade colocarão “a mão na massa”. Os acadêmicos, os professores e a comunidade executarão o projeto aprovado, executarão os brinquedos com pneus reciclados e ainda farão, horta, floreiras, bancos, plantio de árvores, placas motivacionais. Assim como, intervir na comunidade por meio da conscientização da coletividade, o uso adequado do meio, a manutenção, ... entre outros aspectos. O que não foi possível os bolsistas e comunidade executar será contratado de terceiros.
Cooperação científica e tecnológica entre os cooperados ASAASC
Atua no desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para o desenvolvimento de projetos e atividades que fortaleçam a marca Saborense.
Cooperação científica e tecnológica entre os cooperados, para o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para o desenvolvimento de projetos e atividades que fortaleçam a marca Saborense, de titularidade da ASAASC, por meio da implantação de programa de qualidade, gestão, inovação, inteligência e mercado.
Link de notícias: https://www.unochapeco.edu.br/noticias/unochapeco-participa-de-missao-tecnica-na-espanha-e-portugal
Link de notícias: https://www.unochapeco.edu.br/noticias/unochapeco-ajuda-associacao-a-criar-marca-regional-de-alimentos
Desenvolvimento de automação de uma extrusora monorosca de escala laboratorial
Termo de cooperação científica e tecnológica para o Desenvolvimento de automação de uma extrusora monorosca de escala laboratorial.
DIMOTECH SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA LTDA. Descrição: Termo de cooperação científica e tecnológica Desenvolvimento de automação de uma extrusora monorosca de escala laboratorial.
Detecção de cio em grupos de bovinos confinados por meio de processamento de imagens
Termo de cooperação científica e tecnológica: Detecção de cio em grupos de bovinos confinados por meio de processamento de imagens com redes neurais artificiais.
ENGEMAG ENGENHARIA LTDA ME e DIMOTECH SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA LTDA. Descrição: Termo de cooperação científica e tecnológica Detecçao de cio em grupos de bovinos confinados por meio de processamento de imagens com redes neurais artificiais.
Diretrizes de Reabilitação na Síndrome PÓS-COVID-19
Diretrizes de Reabilitação na Síndrome PÓS-COVID-19
Edital de Inovação UNESC
A UNESC realiza, anualmente, um Edital para fomento à práticas inovadoras em sua área de atuação.
Em 2020, o Edital disponibilizou R$ 200 mil para este incentivo com sugestão à interesses institucionais da Universidade como, por exemplo, mapeamento de perfis e gestão de bolsas; laboratório de inovação; acessibilidade; rede social corporativa; comunicação interna; automação de processos; captação de recursos externos; produtos, serviços e processos para ensino, pesquisa e extensão.
Conheça como foi o Edital de 2020, clicando aqui.
FabLab Laboratório de Fabricação Digital (LFD)
O ecossistema de inovação de Blumenau e região conta com o Laboratório de Fabricação Digital (LFD), inaugurado nesta segunda-feira, 22 de novembro, no campus 2 da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O LFD é o primeiro laboratório no Distrito de Inovação de Blumenau que segue o conceito FabLab e procura estimular a criatividade, a solução de problemas e a criação de novos produtos.
Neste laboratório é possível construir protótipos de produtos e projetos inovadores, pois está equipado com um conjunto de ferramentas de prototipagem rápida, como fresadoras, máquinas de corte e laser, impressoras 3D, além das ferramentas de programação específicas e de automação.
Segundo o diretor do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da FURB, Fábio Luis Perez, o LFD/FabLab tem como principal finalidade a promoção da invenção, inovação, educação e o empreendedorismo. “Será um ambiente compartilhado não só para os alunos de graduação e pós-graduação da Universidade, mas também de profissionais, estudantes do ensino fundamental e médio do município de Blumenau e região, bem como para empresas do Centro de Inovação Blumenau”, explica ele.
Iparque, Parque Científico e Tecnológico
O Iparque, Parque Científico e Tecnológico, idealizado e instituído pela Unesc - Universidade do Extremo Sul Catarinense, é uma iniciativa com a grandeza da instituição educacional.
O parque tecnológico é composto por cinco institutos (IALI, IDT, e IPAT) e uma incubadora (ITEC.IN), todos com diferentes atribuições, mas com um propósito em comum: atender organizações do setor público e privado e ofertar serviços diferenciados.
Por se tratar de um parque tecnológico integrado à universidade, o Iparque também está voltado à construção do conhecimento, uma vez que professores e alunos fazem parte do corpo técnico dos institutos.
LIFE - Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores
LIFE/FURB
A utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino tem sido cada vez mais discutida e a FURB precisa estar inserida e na vanguarda nesse processo, por ser uma instituição formadora de educadores. No entanto, o uso das tecnologias na educação tem muitas vezes se restringido ao uso de processadores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações multimídia, sem transformar efetivamente as práticas de ensino.
Um espaço disponível na FURB para a formação de professores com base em TDICs é o LIFE. O LIFE/FURB é um laboratório financiado com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem por objetivo compartilhar espaços interdisciplinares de ensino aprendizagem com base em recursos tecnológicos digitais de informação e comunicação, para a formação de professores. O LIFE/FURB é um espaço de articulação dos programas da CAPES relacionados à Educação Básica (PIBID, PARFOR, Prodocência, Obeduc, Novos Talentos, ...), uma vez que em sua concepção ele deve ser um espaço de articulação entre universidade e escolas. Ele conta com recursos antes inéditos nos espaços de ensino-aprendizagem da Universidade, tais como, mesa multitoque, drone, tablets, notebooks com tela de toque e óculos 3D e lousa digital. Além disso, seu layout é configurável de acordo com as necessidades de cada atividade que se realiza no laboratório.
Monitoramento de indicadores de índices glicêmicos e ajustes nutricionais de pacientes com diabetes
Aplicativo para Smartphone nas plataformas ANDROID e IOS, bem como plataforma WEB.
MINSULIN TECNOLOGIA LTDA ME LTDA ME. Descrição: Cooperação técnico científica entre a UNOCHAPECÓ E MINSULIN TECNOLOGIA LTDA ME LTDA ME, através da realização de pesquisa e desenvolvimento do projeto aplicativo para monitoramento de indicadores de índices glicêmicos e ajustes nutricionais de pacientes com diabetes para Smartphone nas plataformas ANDROID e IOS, bem como plataforma WEB.
Núcleo de Inteligência Aplicada da Univali
Traz a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação como cerne do Programa.
O Núcleo de Inteligência Aplicada da Univali – NIA faz parte do Programa de Inteligência Aplicada da Universidade do Vale do Itajaí, que traz a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação como cerne do Programa. Foi criado com o objetivo de atender as necessidades de inovação da região da AMFRI e de promover a inovação gerada na Univali. O Núcleo foi idealizado levando em consideração as áreas prioritárias do Distrito de Inovação de Itajaí, as necessidades regionais, os objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as competências da Univali, que hoje possuem mais de 100 Cursos de Graduação, 50 Cursos de Especialização, 12 Cursos de Mestrado, 06 Cursos de Doutorado e mais de 1255 Acordos de Cooperação Internacional.
O NIA consiste em cinco grandes eixos:
• Inteligência de Negócios;
• Indústria Criativa;
• Cidades Inteligentes e Sustentáveis;
• Sistemas Inteligentes;
• Estratégias de Defesa.
Clique aqui e acesse mais informações.
Pátio Verde: sustentabilidade de organizações
O objetivo é oferecer um destino correto a todo o lixo orgânico produzido nas operações da praça de alimentação no Shopping Pátio Chapecó.
Desenvolvimento do projeto: “Pátio Verde: sustentabilidade de organizações”, a ser realizado pela UNOCHAPECÓ e pelo SHOPPING PÁTIO CHAPECÓ por meio da proposição de um destino correto a todo o lixo orgânico produzido nas operações da praça de alimentação no Shopping Pátio Chapecó para a produção de composto orgânico que será reaproveitado para a produção de mudas de hortaliças no telhado.
Prêmio Univali de Inovação
Incentiva o empreendedorismo e a inovação tanto no âmbito acadêmico da Univali quanto na região que ela atua.
O Prêmio Univali de Inovação incentiva o empreendedorismo e a inovação tanto no âmbito acadêmico da Univali quanto na região que ela atua, qualificando professores, alunos e egressos para o uso de ferramentas de desenvolvimento de negócios. No concurso são avaliados soluções para demandas emergentes por meio de categorias de destaque como soluções inovadoras para educação.
Clique aqui e acesse mais informações.
Programa de Apoio à Consolidação de NITs
Incentiva a produção intelectual e contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico do país e do Estado
Fomentar práticas inovadoras e tecnológicas, e por meio da pesquisa estimular a criação e o desenvolvimento de novas ideias e inovações na região de atuação incentivando a produção intelectual e contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico do país e do Estado. Este projeto tem apoio da FAPESC.
Clique aqui e acesse mais informações.
Programa de Incentivo à Incubadora de Empresas
Projeto com a finalidade de ampliar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Incubadora Tecnológica e Empresarial da Univali - ITE UNIINOVA, além de fortalecer o trabalho da incubadora para todo o ecossistema de inovação de Itajaí e região.
O objetivo com esse projeto é fortalecer a conexão entre diferentes partes do ecossistema, para que a incubadora seja um ponto de encontro não só de startups, empresas e investidores, mas também de todos os atores da universidade, instituições de fomento e prestadores de serviços públicos e privados que buscam transformar o futuro com muita inovação na região da Foz do Rio Itajaí. Este projeto também é apoiado pela FAPESC.
Programa de Inovação "Inova Jovem Unesc - Uma nova forma de desafiar-se em tempos de mudança"
Programa de Inovação "Inova Jovem Unesc - Uma nova forma de desafiar-se em tempos de mudança", com foco na proposição de ideias criativas e sustentáveis que transformem a sociedade.
1. DO OBJETO
1.1. Constitui objeto deste edital a normatização do Inova Jovem Unesc 2021 - Uma nova forma de desafiar-se em tempos de mudança, que consiste em um programa de inovação a ser realizado entre estudantes de ensino médio, egressos do ensino médio, professores e colaboradores de escolas de Ensino Médio de Criciúma e região, visando a proposição pelos participantes de ideias criativas e sustentáveis que transformem a sociedade.
1.2 O Inova Jovem Unesc incluirá atividades isoladas e em grupo, capacitações online, lives, atividades online, ações de mentoria online, jornada de inovação online, evento presencial para os finalistas/convidados e premiações.
http://www.unesc.net/portal/inova-jovem
PROGRAMA FLUX.US – INCUBAÇÃO VIRTUAL
Possui mentorias coletivas semanais e individuais onde os participantes poderão aprender técnicas e o uso de ferramentas para o desenvolvimento de startups e negócios inovadores.
O Programa Flux.us é um projeto de incubação virtual que possui mentorias coletivas semanais e mentorias individuais onde os participantes poderão aprender técnicas e o uso de ferramentas para o desenvolvimento de startups e negócios inovadores. Além das mentorias os participantes terão acesso a Plataforma de Incubação Virtual com vídeos, artigos, ferramentas e desafios que possibilitam aplicar o conhecimento e criar um negócio a partir da ideia. O Programa é em formato 100% online e tem duração de 12 semanas. Faz parte do programa a realização de eventos online, além de mentorias individuais
Clique aqui e acesse mais informações.
Projeto de Mobilidade Urbana
Em 2013, a UNESC entregou um projeto de Mobilidade Urbana para o município de Içara.
Encontrar alternativas e soluções para a mobilidade urbana de Içara, pensar nos problemas atuais e projetar ideias para os próximos 10, 20 e 30 anos foi o objetivo da OPUR (Oficina de Projeto Urbano), realizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. Os estudantes e os professores desenvolveram nove projetos na cidade, criando propostas de inovação para todo o município e suas conexões com a região.
Confira como foi a iniciativa, clicando aqui.
Projeto Inovatur
O Inovatur é um programa de inovação que visa fortalecer o turismo catarinense.
O Inovatur é um programa de inovação que visa fortalecer o turismo catarinense. Em sua segunda edição, o programa selecionará 15 empresas com soluções inovadoras para o setor, aportando R$ 900.000,00 em fomento, além do suporte à capacitação para as soluções contempladas. A realização é fruto da parceria entre SANTUR (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí). As propostas contempladas receberão treinamentos focados na melhoria de seus negócios, participarão de rodadas de negócios, visitas técnicas a empresas de inovação catarinenses e encerram sua participação com um dia para apresentação do pitch de suas soluções.
Clique aqui e acesse mais informações.
Talent Lab
Iniciativa da UNESC pretende incentivar o fortalecimento do ecossistema de inovação da região.
Um local acolhedor, inspirador, moderno e perfeito para o compartilhamento de ideias. Este é o Talent Lab, espaço localizado no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc e inaugurado de forma oficial na noite desta quinta-feira (11/3) com o propósito de servir como ponto de encontro do ecossistema de inovação e trampolim para boas ideias. A oficialização da inauguração foi transmitida ao vivo pela Unesc TV no Youtube e teve como ponto principal o lançamento do Edital de Inovação, proposta que selecionará e contemplará dez propostas com o objetivo de potencializar os setores econômicos estratégicos da região.
Acesse mais informações, clicando aqui.
Utilização de peixes em pesquisas científicas
Iniciativa da UNESC.
Quando se fala em pesquisa científica, logo se pensa em camundongos e ratos participando de testes. E isso é natural, já que aproximadamente 95% dos estudos experimentais utilizam roedores. No entanto, nos últimos anos, os laboratórios vêm abrindo espaço para uso do zebrafish (peixe-zebra), que possui características similares as dos mamíferos. No Brasil, o modelo de pesquisa com este animal tem apenas 16 anos; já, na Unesc, foi implantado em 2015 para estudos sobre alcoolismo.
Clique aqui e acesse mais informações.