Logo Logo
  • Home
  • Sobre
    • Apresentação
    • Como funciona
    • Equipe Técnica
  • Portfólio
    • Ensino
      • Graduação
      • Especialização
      • Mestrado
      • Doutorado
    • Pesquisas
      • Grupos de Pesquisas
      • Linhas de Pesquisas
      • Projetos de Pesquisas
    • Extensão
      • Cursos de Extensão
      • Linhas de Extensão
      • Projetos de Extensão
    • Projetos e Inovação
      • Cultivares
      • Desenho Industrial
      • Projetos e Inovação
      • Projetos Técnicos
      • Registro de Software
      • Registros de Patentes
      • Topografia de Circuitos Integrados
    • Ambientes de Inovação
      • Agências de Inovação
      • Centros de Inovação
      • Geração de Empreendimentos
      • Institutos de Pesquisas Aplicadas
      • Núcleos de Inovação Tecnológica
      • Parques Científicos e Tecnológicos
    • Prestação de Serviços
      • Serviços Laboratoriais
      • Atendimentos à Comunidade
      • Linhas de Consultoria
  • Instituições de Ensino
    • ACAFE
      • Sobre
      • Instituições de Ensino
      • Indicadores
      • Publicações
    • COMUNG
    • ABRUC
  • Notícias
  • Contato

Notícias

  • Home
  • furb
  • Notícias
Thumb

Estudantes desenvolvem shots de vinagre maçã

15.06.2022

Estudantes de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Nutrição foram desafiados a desenvolver shots com vinagre de maçã orgânica. A atividade foi realizada pelo projeto Industrial Game: Resolução de Cases Industriais no Ensino de Graduação, coordenado pela professora Carolina Krebs e os produtos serão apresentados para uma banca avaliadora em 30 de junho.

Os shots funcionais são uma novidade no mercado, consumidos geralmente pela manhã e são compostos cheios de antioxidantes que prometem diversos benefícios para saúde.    

Esta atividade de ensino, pesquisa, extensão e metodologias ativas foi desenvolvida em sala de aula e laboratório, envolvendo os conhecimentos de duas disciplinas: tecnologia de alimentos; desenvolvimento de produtos e análise sensorial, somados às vivências e experiências dos estudantes.  

“A empresa Vinagre Heinig nos procurou em janeiro deste ano e levamos o desafio para a sala de aula. Em equipes, as turmas desenvolveram as propostas, dirigidas a públicos específicos e com benefícios diferenciados, como energizante, calmante, imunizante, digestivo e detox”, explica a professora.

“A Heinig há mais de 120 anos tem como missão e visão entregar produtos de qualidade para nossos consumidores e essa parceria com a FURB reforça ainda mais nosso compromisso de sempre buscar explorar as qualidades e benefícios que os vinagres podem trazer para vida das pessoas”, observa Amanda Heinig, proprietária da empresa autora do desafio e que fará parte da banca examinadora agendada para o dia 30 de junho.

Além de Amanda, a banca será formada pela assessora pedagógica do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), Claudia Renate Ferreira e pela professora convidada, Mercedes Reiter, que tem vasta experiência com desenvolvimento de produtos e análise sensorial em parceria com empresas de alimentos. As apresentações serão às 18h30, no auditório do campus 2 da FURB.

"O interessante de trazermos cases e necessidades reais de empresas de nossa região é realizarmos esta troca de conhecimentos e oportunidades. Durante a graduação os estudantes têm a oportunidade de vivenciar desafios que só teriam como profissionais, utilizando ferramentas de pesquisa e de ensino diferenciadas e atrativas. Desta forma, as empresas encontram na Universidade uma parceira na geração de ideias, produtos e formação humana de profissionais qualificados", destaca Carolina Krebs.

Para Claudia, o projeto Industrial Game: Resolução de Cases Industriais no Ensino de Graduação é super inovador “na medida em que oportuniza possibilidades diferenciadas de aprendizagem envolvendo tanto as metodologias ativas como atividades de extensão, resultando assim no protagonismo do estudante e inserção direta no mercado de trabalho”.

As metodologias ativas são modelos de ensino que visam desenvolver a autonomia e a participação dos alunos de forma integral. Com isso, as práticas pedagógicas são beneficiadas e todo o processo educativo é melhorado.

 

Buscar

Conteúdos recentes

  • Thumb
    Contagem regressiva para o 33º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau
    28.06.2022
  • Thumb
    Artigo publicado na Nature comprova interação entre humanos, animais e ambiente
    28.06.2022
  • Thumb
    Completar os estudos ainda é melhor opção para acesso ao mercado de trabalho
    28.06.2022
  • Thumb
    Estudantes desenvolvem shots de vinagre maçã
    15.06.2022
  • Thumb
    Seminário aborda educação profissional e tecnológica
    15.06.2022
  • Thumb
    Estudo investiga mulheres gestoras na área de tecnologia
    15.06.2022
  • Thumb
    Centro de Inovação Blumenau e FURB FM estreiam programa
    31.05.2022

Arquivos

  • 2022
  • 2021

Sobre a Plataforma

A Plataforma das Instituições Comunitárias de Santa Catarina é um ambiente dedicado à integração, apoio, prospecção e potencialização de ações das Universidades Comunitárias.

 

Fale conosco

Entre em contato:
plataforma@comunitarias.org.br

 

© Copyright 2022 - Todos os direitos reservados à Plataforma das Instituições Comunitárias

  • Login