Consuni elege gestão da FURB para o quadriênio 2023-2027
03.11.2022
Por aclamação, o Conselho Universitário da FURB elegeu a professora Marcia Cristina Sardá Espindola como reitora e professor Marcus Vinicius Marques de Moraes como vice-reitor para o período de 1º de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2027. A reunião do Consuni foi realizada na tarde desta quinta-feira, 03 de novembro, presidida pelo vice-reitor, João Gurgel da Silveira.
O presidente do Sinsepes, Morilo Rigon Júnior pediu a palavra e agradeceu a manutenção do voto eletrônico, incluindo o voto dos servidores com mais dificuldades de acesso aos recursos tecnológicos. “A comissão eleitoral cumpriu o que foi acordado na Resolução nº 40/2022 e os três servidores que haviam solicitado à chefia o voto em papel foram instruídos não somente a votar eletronicamente, mas também descobriram, assim, o rol de pacotes e serviços que a FURB tem à disposição dos servidores”, disse o presidente.
O vice-reitor João Gurgel da Silveira destacou o orgulho e coragem da reitora Marcia, “passamos momentos muitos difíceis e grandes desafios, mas com esperança. O professor Marcus se mostrou muito receptivo e a FURB está em boas mãos. Tenho certeza de que vamos superar essa fase e avançar”, disse Gurgel.
A reitora Marcia agradeceu a confiança e destacou o trabalho da comissão eleitoral na condução do processo. Ela fez um agradecimento a todos da gestão e citou a responsabilidade que têm perante a FURB. “Sabemos que a questão financeira é a mais difícil, mas a FURB é muito forte, tem uma presença significativa na região e no Estado que nos dá muito orgulho. É um grande privilégio contar com o apoio dos servidores e conselheiros para conduzir a Universidade. As perspectivas são boas, mas dependem do engajamento de todos e certamente o professor Marcus vai colaborar muito”, disse a reitora.
Marcus Vinícius de Moraes agradeceu a votação na chapa e a homologação do Conselho, “é uma mistura de sentimentos. Estou honrado em representar a FURB, com responsabilidade frente as decisões que precisam ser tomadas”. Com mais de 20 anos de casa, o professor disse também que vai usar toda a sua vivência na Universidade para conduzir a FURB da melhor forma possível.
Amanda Darlam, do Centro Acadêmico de Medicina e representante discente no Conselho Universitário também usou a palavra para parabenizar os eleitos e agradecer o espaço aberto aos estudantes. “Também, em nome dos estudantes da FURB, gostaria de agradecer toda a atenção e o comprometimento desta gestão com o processo de federalização da Universidade, a participação dos gestores foi fundamental e merece todo o reconhecimento”, disse ela.
Anderson Rosa, secretário de Administração da Prefeitura de Blumenau falou em nome do Município e ressaltou os quatro anos de muito aprendizado, “a cada dia uma nova condição e desafios que causaram impactos ao Conselho, mas sempre em prol de melhorar as condições da Universidade”. Ele disse, também, que os gestores podem continuar contando com a Prefeitura para construir e realizar parcerias de sucesso. “Parabéns e muito sucesso pelos próximos anos”, desejou aos eleitos.
Colega do vice-reitor eleito, professor do departamento de Fisioterapia, Fabio Matos agradeceu a dedicação do professor João Gurgel em anos difíceis, ressaltou a pandemia e a saúde da reitora, “só mulheres muito fortes, aliás, só mulheres para vencer estes desafios sem se deixar abater”, destacou. Ele também citou aquela que considera a principal qualidade do vice-reitor eleito, “ele sabe escutar, tem muita paciência para ouvir reclamações. Tenho certeza de que a presença no grupo vai fazer com que as coisas fiquem mais fáceis”, afirmou Matos, que sugeriu mais articulação. “O Consuni é uma arena de discussões positivas. Temos que olhar para frente, não adianta bater no que não deu certo, olhar para trás. Articulem mais contem com a gente”, pediu o professor.
Federalização
Antes de passar a presidência da reunião ao vice-reitor, João Gurgel, a reitora Marcia Sardá Espindola informou aos conselheiros nova agenda com o Ministério da Educação (MEC), para a próxima quarta-feira, dia 09 de novembro. A reunião foi agendada pelo senador e futuro governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e devem participar a reitoria, com equipe técnica da pró-reitoria de ensino e da procuradoria geral da FURB.