Agência de Inovação Tecnológica da FURB é vencedora do Prêmio Inovação Catarinense
01.06.2021
A Agência de Inovação Tecnológica (AGIT), da Universidade Regional de Blumenau (FURB) é a vencedora do Prêmio Inovação Catarinense - Professor Caspar Erich Stemmer, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A solenidade de premiação ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 27 de abril, e a AGIT foi premiada na categoria “Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) Inovadora".
A AGIT atua como fortalecedora das ações de inovação tecnológica, incentivando parcerias com os setores público e privado, para auxiliar na solução de problemas reais da sociedade e com este prêmio recebe R$ 15 mil como forma de reconhecimento e incentivo para continuar contribuindo com o ecossistema inovador de Santa Catarina.
“Estar entre os finalistas do prêmio já é em si um grande reconhecimento. Há cinco anos a gente idealizou uma estratégia para que a AGIT FURB exercesse um papel de protagonismo dentro da instituição, para que a gente pudesse alavancar, impulsionar e valorizar toda a pesquisa, desenvolvimento e criatividade dentro da Universidade. Na época estabelecemos uma missão ousada de ser referência em inovação em Santa Catarina, e eu acho que hoje, com esse primeiro lugar, isso representa o sucesso dessa estratégia”, afirma o professor Dr. Vinicyus Rodolfo Wiggers, coordenador da AGIT.
Vinicyus comenta que é importante reconhecer o trabalho da equipe da Agência, o comprometimento com a visão e a missão de atuar como um facilitador de tudo aquilo que a Universidade já tem. "Agora temos que atualizar a nossa visão, modificar a nossa estratégia para que possamos alçar vôos mais altos, e realmente exercer um papel cada vez maior e mais significativo na atuação da nossa universidade”, explica ele.
A partir da vitória, a AGIT espera que alunos, pesquisadores e empresas procurem a Agência com suas ideias e intenções para atuar cada vez mais como facilitadores. Com a mudança para o Centro Inovação Blumenau (CIB), já perceberam um aumento na demanda pelas ações, “e a gente espera cada vez mais demonstrar e promover a FURB como uma instituição que leva a sério a inovação e que tem muita capacidade de desenvolvimento científico e tecnológico para apoiar a sociedade”, comenta o coordenador.
Professores e alunos inovadores
Através do professor Paulo Barral de Hollanda Gomes Vieira, e dos estudantes Gustavo Serpa, Ane Serpa, Édrei Araldi e Laís Pedrini, do curso de Engenharia Civil, a FURB também conquistou as segundas colocações nas categorias “Projeto Acadêmico Inovador” e “Professor Inovador”. Com o desenvolvimento do projeto “Esquadro de Passagem de Tubulação Autonivelante (EPTAN)”, que procura maximizar a produtividade na construção civil, tanto o grupo de estudantes quanto o professor receberam o prêmio de R$ 10 mil como reconhecimento da ação inovadora.
Gustavo conta que o sentimento de satisfação e gratidão são muito grandes. Satisfação pelo reconhecimento em nível estadual de todo o esforço e dedicação para realização do projeto, e gratidão pelo apoio não apenas dos colegas e familiares, mas também do professor, que orientou e motivou durante todo o processo.
“O sentimento é de felicidade e alegria pelo reconhecimento de um esforço que a gente faz como professor, de tentar incentivar os alunos a sempre darem o seu melhor, e de extrapolar os limites, sair da caixinha, acho que isso é importante para a formação de um bom profissional”, comenta o professor Paulo.